Se você estiver fazendo essas sete coisas, tome cuidado. Estes são sinais de que você é um pai narcisista
Como identificar comportamentos que afetam a autoestima e o desenvolvimento das crianças.
Quando se fala em paternidade, a maioria dos pais busca ser presente e carinhoso com seus filhos. No entanto, em alguns casos, o equilíbrio entre cuidar e controlar pode se perder, levando a um comportamento narcisista. O curioso é que, muitas vezes, isso acontece de forma tão sutil que nem sempre é fácil reconhecer.
A psicóloga clínica e especialista em narcisismo Ramani Durvasula, conhecida por suas pesquisas sobre o impacto desse transtorno nas relações familiares, alerta que pais narcisistas tendem a colocar suas próprias necessidades acima das dos filhos. Segundo ela, esse tipo de criação pode afetar a autoestima e a autonomia da criança.
Monica Machado, psicóloga e fundadora da Clínica Ame.C, em uma entrevista anterior ao MinhaVida, acrescenta que, nesses casos, o pai ou a mãe "acha que as suas opiniões são sempre melhores que as dos filhos, que está sempre com a absoluta razão, sem sequer saber o que os filhos pensam. São características atípicas, já que o correto seria o diálogo".
Mas como identificar esse comportamento? Vamos explorar sete sinais comuns de paternidade narcisista que podem passar despercebidos e entender de que maneira eles impactam o desenvolvimento das crianças.
Leia mais: Narcisismo materno: 13 sinais para identificar e como lidar com o transtorno
1. Você coloca suas necessidades acima das dos seus filhos
...
Veja também
Transtorno de personalidade narcisista: entenda o que é o narcisismo
8 sinais que indicam que você está se relacionando com um narcisista
Narcisistas conseguem amar? Entenda como pessoas com o transtorno se relacionam