Se você fala uma dessas 7 frases, é arrogante sem perceber
Pessoas com 'má etiqueta de fala' sempre usam essas 7 frases 'rudes', diz especialista em oratória
Todos nós precisamos nos comunicar com as pessoas diariamente, então é inevitável que ocasionalmente sejamos incomodados, se não ofendidos, pelo que ouvimos. Mas considere a possibilidade de que, às vezes, você pode ser culpado por desagradar as pessoas.
John Bowe, jornalista americano premiado, autor do livro “I Have Something to Say: Mastering the Art of Public Speaking in an Age of Disconnection”, alerta que você pode estar sendo arrogante sem nem perceber.
"Como treinador de oratória, sempre instigo as pessoas a pensar cuidadosamente em seus ouvintes antes de falar. É impossível avaliar cada palavra antecipadamente, mas é útil estar ciente de frases ou atitudes que nos impedem de nos comunicar eficazmente. Mas existem sete frases rudes que pessoas com má etiqueta de fala sempre usam", indica ele.
1. "Você quer...?"
Esta frase é ótima quando você está oferecendo a alguém uma escolha ("Você quer almoçar comigo?"). Mas como uma forma de dar ordens ("Você quer tirar o lixo?"), sua falsa polidez indireta soa diminutiva.
O que dizer em vez disso: Apresente seu pedido diretamente. É cortês abordar um pedido perguntando: "Você faria um favor para mim?" Afinal, as pessoas geralmente gostam de colaborar. Mas elas não gostam de se sentir manipuladas.
2. "A questão é..."
"Esta frase insiste que o que se segue será a visão final e autoritária do assunto em questão. Mesmo quando usada inadvertidamente, pode parecer um pouco autoimportante. Pessoas verdadeiramente autoritárias não costumam perder tempo com declarações preliminares", diz Bowe.
O que dizer em vez disso: Se você está oferecendo uma opinião, considere começar suas observações com "Eu acho..." Essas duas palavras eliminam qualquer sugestão de que você está emitindo pomposamente uma declaração.
3. "Certo?"
Nos últimos anos, tornou-se normalizado que esse empurrão retórico insistente siga perguntas, especialmente em entrevistas com atletas e políticos. ("Esta é a parte mais importante da temporada, certo?" ou "Nunca vimos uma circunstância como esta, certo?").
Na melhor das hipóteses, é um pedaço inútil de preenchimento. Mas também pode parecer uma insistência manipuladora para concordar.
O que dizer em vez disso: Se você quer a opinião de alguém, peça de uma maneira neutra, em vez de exigir confirmação: "Não consigo pensar em um momento mais crítico para a equipe. Você concorda?"
4. "Dê seu jeito" (ou "Se vira")
Esta frase encerra a conversa. É cruel! Embora seja importante delegar, a liderança exige que, se um funcionário precisar de ajuda ou tentar comunicar um bloqueio, seu trabalho é ajudá-los a superá-lo – não insultá-los.
O que dizer em vez disso: Linguagem mais calorosa e uma abordagem aberta sempre incentivam uma melhor exploração de soluções. Uma simples mudança pode ser dizer: "Bem, vamos conversar sobre isso e descobrir uma maneira."
5. "É assim mesmo"
"Na minha experiência, esta frase geralmente é usada como abreviação para 'pare de reclamar'. Se alguém está pedindo simpatia ou assistência, você pode ou não desejar (ou ter tempo) para ajudá-los, mas pelo menos seja gentil ao encerrar a conversa", diz Bowe.
O que dizer em vez disso: Experimente oferecer um pouco de curiosidade e empatia. Você não precisa ser falso ou excessivamente demonstrativo. Mas dizer algo tão simples como "Isso é difícil. Sinto muito que você esteja passando por isso" pode fazer diferença, permitindo que a outra pessoa se sinta ouvida.
6. "Obviamente..."
"Esta palavra sutil ou nem tanto sutilmente transmite que qualquer pessoa discordando do orador está errada. Mesmo que você não perceba, usá-la pode fazer você parecer arrogante", diz o especialista.
O que dizer em vez disso: Pule completamente e lembre-se de que o silêncio pode ser uma coisa bonita. Os oradores mais eficazes sabem que provar sua superioridade ou correção é perda de tempo e não ganha amigos.
7. "Se quiser minha opinião honesta..."
Ou "Eu estava apenas brincando". Em primeiro lugar, alguém pediu sua opinião? Se sim, eles provavelmente não esperam ou precisam de uma resposta rude mascarada como honestidade.
O que dizer em vez disso: As pessoas querem ajuda, apoio e soluções. Dizer "talvez" em vez de oferecer sua "opinião honesta" é uma introdução perfeitamente aceitável. Pedir desculpas se um comentário rude não foi bem recebido é muito mais produtivo do que uma justificativa falso-diplomática para a malícia.
Fonte: CNBC Make It