Se você possui essas 5 características, você tem mais inteligência emocional que a maioria
O termo "inteligência emocional" é bastante popular, mas pouca gente entende o real significado dessa expressão. Veja como conquistá-la com esse hábitos diários!
Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções e de entender e influenciar as emoções das outras pessoas. O termo se popularizou muito por conta do psicólogo Daniel Goleman, que definiu cinco pilares para conquistá-la.
Segundo ele, uma pessoa emocionalmente inteligente usa cinco competências para responder melhor aos desafios do dia a dia, fortalecer relacionamentos e sentir bem-estar, adaptando suas reações de forma mais consciente e construtiva.
Para entender melhor cada um dos cinco pilares, o MinhaVida consultou a psicóloga Lizandra Arita, que explicou como cada um deles pode ser usado para melhorar sua inteligência emocional nos relacionamentos e no ambiente profissional.
Leia mais: Pessoas com pouca inteligência emocional costumam ter esses 6 comportamentos sem perceber
1. Autoconhecimento emocional: a base de tudo
O autoconhecimento emocional é a habilidade de reconhecer as próprias emoções e entender como elas influenciam pensamentos e comportamentos. Segundo Arita, "identificar o que você sente e compreender a origem desse sentimento é fundamental para lidar com situações desafiadoras de forma mais consciente."
Como usar a seu favor?
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
Se você possui essas 5 características, você tem mais inteligência emocional que a maioria