Se você responder "sim" a essas 15 perguntas, é provável que você sofra de dependência emocional
O comprometimento da identidade é um dos principais efeitos desse problema
Sem perceber, algumas pessoas se tornam emocionalmente dependentes quando estão dentro de um relacionamento, seja ele amoroso, de amizade ou familiar. E quando isso acontece, é comum que quadros de baixo autoestima e ansiedade apareçam, visto que a dependência emocional tem como característica principal a necessidade excessiva de validação e apoio emocional de outras pessoas.
Ao MinhaVida, Alessandra Araújo Vieira, psicóloga e fundadora da clínica Via Vitae, explica que essa situação compromete a autonomia e a identidade individual da pessoa.
"Essa condição pode estar associada a traumas de infância, inseguranças e estilos de apego ansiosos. Indivíduos com dependência emocional tendem a evitar a solidão, demonstram dificuldades em estabelecer limites e podem sacrificar seu bem-estar em prol de relacionamentos, levando a um ciclo de insatisfação e sofrimento emocional".
Leia também: Pessoas com pouca inteligência emocional costumam ter esses 6 comportamentos sem perceber
Os principais tipos de dependência emocional
Segundo Alessandra, a dependência emocional pode ser categorizada em diferentes tipos, com base em suas características e dinâmicas. Os principais são:
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Os melhores lugares da casa para colocar a Zamioculca, uma das plantas mais fáceis de cuidar
Seis sinais de que você está sendo uma pessoa exaustiva segundo a psicologia
Para fortalecer a autoestima após os 50, é necessário incluir essas 5 práticas na rotina