Se você vai beijar no carnaval deste ano precisa ficar de olho nestas 4 doenças bucais que podem ser transmitidas
Febre e dor de garganta são alguns dos principais sintomas das infecções transmitidas pelo beijo
Há quem não goste tanto, mas a realidade é que o carnaval é um dos eventos mais esperados do ano para a maioria dos brasileiros. E não é por menos, é uma festa cultural que envolve muita música, momentos com amigos, fantasias criativas e o melhor: alguns dias de folga.
Mas ainda que o carnaval ofereça tanta coisa boa, é preciso manter a atenção aos potenciais riscos à saúde que as grandes aglomerações de pessoas pode causar. Além da maior probabilidade de transmissões de doenças virais, em geral, como resfriados e viroses, existe uma preocupação aumentada especificamente nesta época do ano: as doenças bucais transmitidas através do beijo.
Ao MinhaVida, a dentista Ianara Pinho, destaca algumas infecções que merecem mais atenção durante a folia. Confira quais a seguir!
Leia também: Cardápio de carnaval para ter mais energia e disposição
4 doenças bucais que podem ser transmitidas pelo beijo
1 - Mononucleose infecciosa
Ela é popularmente conhecida como 'doença do beijo', e é causada pelo vírus Epstein-Barr. Entre seus principais sintomas, estão:
- Febre
- Fadiga intensa
- Dor de garganta
- Inchaço dos gânglios linfáticos
2 - Herpes labial
É uma doença viral extremamente contagiosa, ou seja, pode ser facilmente transmitida em eventos com aglomerações, como o carnaval. O vírus do herpes provoca pequenas bolhas dolorosas nos lábios ou ao redor da boca.
3 - Candidíase oral
...
Veja também
Herpes labial: tratamento, causas, sintomas e como curar
Para esse psicólogo, o amor tem 5 fases, mas casais desistem no número 3
Remédio caseiro para tosse: 12 opções para aliviar o sintoma