Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Dia livre em Belo Horizonte? Saiba tudo que fazer!

8 nov 2017 - 08h00
Compartilhar

Um dia na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, pode parecer pouco para a variedade de passeios e atividades que a cidade oferece. No entanto, um bom planejamento e algumas dicas estratégicas te ajudarão a aproveitar os melhores lugares, mesmo com tempo limitado.

Aproveite Belo Horizonte em apenas um dia!
Aproveite Belo Horizonte em apenas um dia!
Foto: filipefrazao - iStock

Você pode começar a viagem no Circuito Cultural Praça da Liberdade, área histórica que conta com cerca de 15 instituições integradas, entre elas museus, centros de cultura e bibliotecas.

Existem muitas atrações interessantes. Confira!

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

No cruzamento da Praça da Liberdade com a Rua da Bahia, no bairro Funcionários, o prédio projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer foi inaugurado em 1954 e está ativo até hoje. São mais de 260 mil livros disponíveis, além de um teatro, sala de cursos e galerias de arte.

Arquivo Público Mineiro

Quem se interessa por história não pode deixar de conferir o Arquivo Público Mineiro. O local fornece acesso aos documentos dos períodos colonial, imperial e republicano e é a instituição mais antiga do Estado, criada em 1895. O visitante pode ainda ver filmes e documentários que mararam todo o século XX.

Museu Mineiro

Do lado do Arquivo Público Mineiro, este museu reúne 2.600 objetos, divididos em 36 coleções. Tombado como patrimônio histórico, era a antiga sede do Senado Mineiro e atualmente serve como local de exposição para pinturas, gravuras e esculturas dos séculos XVIII e XIX.

Centro de Arte Popular – Cemig

Mais recente, o local foi inaugurado em 2012 na Rua Gonçalves Dias, no bairro Lourdes. A intenção do local é dar voz aos artistas do Estado que trabalham com barro, madeira e outros materiais. O visitante terá contato com obras de vários lugares de Minas como Cachoeira do Brumado, Prados, Ouro Preto e Vale do Jequitinhonha. Apesar de ser predominantemente local, há ainda salas temporárias de artistas de todo o País.

Depois dos passeios, bateu aquela fome? Então marque a próxima parada na Praça da Savassi. Ainda na região dos museus, o bairro é um dos mais badalados da cidade com restaurantes, bares, cafés e lojas populares.

O nome Savassi foi dado graças a uma famosa padaria de mesmo nome criada na década de 1930, na antiga Praça Treze de Maio. A região foi oficializada em 2006 e hoje oferece opções para todos os gostos: comidas típicas, saudáveis, doces e tudo o que o paladar permitir! 

Sobrou um tempinho? O Parque das Mangabeiras, a maior reserva ambiental de BH e um dos principais parques urbanos da América Latina, conta com uma extensa área verde e é abrigo de aves, micos, esquilos e outros animais silvestres. Além de uma caminhada e exercícios, o local é uma ótima pedida para quem tem crianças. 

Ainda perto do parque, o Mirante das Mangabeiras é um excelente passeio para encerrar o dia. Imagina terminar a viagem com o pôr do sol e a vista geral de toda a capital das Gerais?

http://www.voegol.com.br/novagol #NOVAGOL 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra