Sensibilidade nos dentes piora no frio; veja causas e como prevenir
A sensibilidade nos dentes é uma dor curta e aguda causada pela exposição da dentina à estímulos externos; especialista comenta
Quem nunca tomou um copo de água gelada ou mesmo um sorvete e sentiu uma pontada de dor na boca? Tudo isso é por consequência da sensibilidade nos dentes, problema que atinge 32% dos brasileiros. No frio, a sensação de dor nos dentes pode acontecer naturalmente, sem o consumo de itens gelados, por conta do ar que está em longo contato com a superfície dental.
Segundo o cirurgião dentista Marcos Laboissiere, CEO da ILO Odontologia, a origem da hipersensibilidade nos dentes está associada a alterações no esmalte dentário causadas por fatores que provocam o seu desgaste, expondo a dentina a estímulos externos. Entre eles, estão excesso de escovação, bruxismo, cárie e problemas oclusais.
"Os dentes tem uma barreira que é o esmalte, que protege a dentina contra a sensação do frio ou do calor. Quando o esmalte dentário está danificado, e, consequentemente a dentina fica exposta, temos a causa primária da sensibilidade ou hipersensibilidade." explica o especialista
Quem pode desenvolver?
A sensibilidade no dente atinge, principalmente, adultos em razão do desgaste natural do esmalte dentário. Porém, hoje em dia, com todo o estresse e ansiedade causados pelo imediatismo das redes sociais, jovens e adolescentes também estão desenvolvendo a condição.
"A ansiedade do mundo atual, associado a alimentação mais ácida, regada à energéticos e bebidas ácidas, em muitos casos, desgastam o esmalte. Isso faz com que haja hipersensibilidade dos dentes entre os jovens e se torne hoje o problema dentário mais recorrente no Brasil", pontua Laboissiere.
Como prevenir?
De acordo com o cirurgião dentista, para prevenir a sensibilidade nos dentes é importante manter uma boa escovação e uma alimentação mais equilibrada. "A higienização dos dentes deve ser observada, evitando pastas abrasivas ou as famosas pastas clareadoras. Também deve se atentar para a diminuição do consumo de refrigerantes e até mesmo frutas cítricas, que são ácidas e podem ser prejudiciais à camada protetora dos dentes", finaliza.