Sentir muito sono pela manhã pode ser indício de Alzheimer
Se você sente sonolência constante durante o dia, você pode desenvolver Alzheimer no futuro, segundo estudo. Confira detalhes e dicas para se prevenir.
Você sente muito sono durante sua rotina e isso tem atrapalhado seu desempenho? Muita gente simplesmente ignora essa sonolência, achando que basta algum tempo a mais na cama ou boas doses de café para solucionar o problema. Porém, um novo estudo indica que sentir sono constante pela manhã pode indicar maiores chances de Alzheimer no futuro.
Saiba mais: 6 sinais de Alzheimer para ficar atento
Como foi feito o estudo sobre sono e Alzheimer
O estudo, desenvolvido por cientistas do Departamento de Radiologia da Mayo Clinic (organização de pesquisas médicas), selecionou 283 participantes a partir dos 70 anos e sem indícios de doenças neurodegenerativa, como o próprio Alzheimer.
Os voluntários foram submetidos a cinco categorias de testes entre 2009 e 2016:
- Avaliação cognitiva: histórico sobre doenças, nível de escolaridade, ocupações profissionais e exames para detecção de déficits visuais ou auditivos.
- Avaliação do sono: questionários sobre a duração do sono, sonhos, ronco ou asfixia ao dormir, apneias, cãibras nas pernas antes de dormir e sonambulismo.
- Avaliação clínica: análise do índice de massa corporal (IMC), histórico de tabagismo e depressão e frequência de atividade física.
- Avaliação de imagem: realização de exames de imagem, como tomografia.
- Avaliação estatística: após as demais etapas de avaliação acima, os pesquisadores compararam as informações obtidas dos participantes.
Saiba mais: Siga 6 rastros do Alzheimer antes que ele se revele
Sono x Alzheimer
...
Veja também
Alzheimer: o que é, sintomas, tratamentos e se é hereditário
Este tempero que todos temos em casa é rico em cálcio e melhora a saúde do cérebro