Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Sentiu dores após preparar a ceia? Aprenda alguns alongamentos para aliviar

Descubra como alongar-se pode aliviar o desconforto causado por horas na cozinha

1 jan 2025 - 12h43
Compartilhar
Exibir comentários

As comemorações de final de ano costumam exigir muito daqueles que ficam horas preparando as receitas para a festa da virada. Depois de passar muito tempo em pé, é comum sentir desconforto ou tensão na coluna e nas articulações no dia seguinte. O fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral - Guarulhos, Bernardo Sampaio, mostra como escapar dessas e de outras dores por meio da prática de alongamentos.

Descubra quatro alongamentos para poder aliviar o desconforto causado por horas na cozinha preparando a ceia de Ano Novo
Descubra quatro alongamentos para poder aliviar o desconforto causado por horas na cozinha preparando a ceia de Ano Novo
Foto: Pexels/Tim Samuel / Bons Fluidos

Importância dos alongamentos

Esticar-se é necessário durante todo o ano para manter uma vida mais saudável e com menos dores. Porém, em épocas específicas, como as celebrações de Ano Novo, focar em alongamentos pode ser definitivo entre se sentir bem ou passar por intensos incômodos. "Alongar-se em casa e desenvolver um estilo de vida ativo é uma parte importante para manter o corpo e a mente saudáveis, garantindo até mesmo uma melhor resposta imunológica de nosso organismo", diz o especialista.

Quatro alongamentos fáceis para aliviar as dores

Trapézio superior

Primeiramente, em posição sentada, ponha sua mão esquerda sobre a cabeça, encoste o queixo no peito e vire a cabeça para o sentido contrário ao ombro da mão que, por sua vez, está pressionando a cabeça. Mantenha essa posição por 30 segundos e depois repita do outro lado.

Alongamento deitado

Deite-se no chão com as costas alinhadas e abrace os joelhos. Você pode iniciar alterando cada perna, segurando o joelho na altura do peito por 30 segundos, ou abraçando ambos e relaxando a cada 30 segundos.

Alongamento com braços para frente

Basta ficar de quatro, flexionar os joelhos como se estivesse sentado em cima da perna e colocar os braços para frente, com o rosto próximo ao chão, abaixando-se até encostar a cabeça no chão. Mantenha-se na posição por 30 segundos.

Alongamento da serpente

Por fim, se deite de barriga para baixo, com o peito do pé virado para baixo. Posicione as mãos à frente dos ombros e, gentilmente, tente levantar a região das costas - inclusive a cabeça - empurrando o solo com as mãos. Lembre-se de contrair os quadris. Ou seja, as coxas devem permanecer em contato com o chão. Faça esse alongamento por 30 segundos e depois relaxe.

"O mais importante no alongamento, seja onde for, é respeitar os limites do seu corpo. Lembre-se de nunca forçar as articulações. O objetivo é alongar a musculatura e não causar lesões no corpo", conclui o fisioterapeuta.

*Matéria feita em parceria com Rebeca Pizzico, da Publika.aí Comunicação

Bons Fluidos
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade