Sete remédios naturais para toda mãe levar na mala
Um kit natural é compacto, funcional e pode atender desde desconfortos estomacais causados por excessos na alimentação até irritações de pele após exposição ao sol
2 dez
2024
- 16h20
Exibir comentários
Um dos piores cenários que as mães podem imaginar é estar fora de casa, acontecer algo de ruim com os filhos, e não souberem para onde correr. Sendo assim, pedimos para nosso colunista e farmacêutico naturopata, Jamar Tejada, listar sete remédios naturais para sempre levar na mala.
Sete remédios naturais para levar na mala
- Para queimaduras solares: "Primeiramente, o óleo de lavanda é um coringa para aliviar queimaduras solares, irritações de pele e promover relaxamento em situações de estresse".
- Para picadas de insetos: O óleo de melaleuca é um antisséptico natural. "Com propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, ele pode ajudar a prevenir infecções, aliviar coceiras e reduzir inflamações. Coloque uma gotinha do óleo diluído em óleo carreador ou aplique diretamente no local - se a pele não for sensível - para aliviar a coceira e reduzir a vermelhidão".
- Para dores musculares ou inchaços: A pomada de arnica é rica em propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Então vale usá-la em situações como longas caminhadas, pancadas leves ou desconfortos. "Basta aplicar uma pequena quantidade diretamente na área dolorida e massagear suavemente até absorver completamente para ajudar a estimular a circulação sanguínea. Pode ser usada duas a três vezes ao dia", ensina.
- Para peles irritadas: A composição calmante, cicatrizante e anti-inflamatória da pomada de calêndula ajuda a aliviar irritações, hidratar a pele ressecada e acelerar a regeneração de áreas sensibilizadas. "Aplique uma camada fina na pele limpa e seca, especialmente nas áreas mais avermelhadas ou irritadas para acalmar a sensação de ardência e hidratar".
- Para má digestão: A hortelã possui propriedades carminativas e antiespasmódicas, que ajudam a reduzir gases, aliviar cólicas abdominais e facilitar a digestão após refeições pesadas. "É bem simples fazer um chá digestivo, basta usar uma colher de chá de hortelã seca em uma xícara de água quente e deixar em infusão por cinco a dez minutos, coar e beber após as refeições".
- Para gases: O carvão ativado é uma forma processada do carvão comum capaz de absorver toxinas e substâncias químicas no trato gastrointestinal, sendo indicado principalmente para o tratamento de intoxicações. "Tome o carvão vegetal ativado via oral. Recomenda-se que as doses sejam de quatro a seis comprimidos de 250 mg por dia. Divida-os em duas tomadas, no intervalo das refeições. Consulte um médico ou farmacêutico antes de usar".
- Para náuseas e enjoos: "O gengibre em pó ou cristalizado contém compostos bioativos, como o gingerol e o shogaol, que ajudam a reduzir o desconforto gástrico. A dica é misturar 1/2 colher de chá de gengibre em pó em um copo de água morna ou chá".
"Um kit natural é compacto, funcional e pode atender desde desconfortos estomacais causados por excessos na alimentação até irritações de pele após exposição ao sol. Além de ser prático, ele evita a automedicação e prioriza o bem-estar", conclui.
Por fim, para montar o kit, o especialista indica optar por frascos menores e resistentes a vazamentos além de colocá-los em uma nécessaire impermeável e térmica, para evitar que os itens sejam danificados.