Seu filho não quer lavar as mãos? Veja dicas de como resolver
Lavar as mãos é uma prática de higiene pessoal fundamental para evitar a propagação de germes e prevenir o desenvolvimento de doenças
Lavar as mãos é uma medida importante e simples para prevenir a propagação de germes responsáveis por infecções e doenças. Durante a pandemia de Covid-19, por exemplo, esse hábito foi amplamente recomendado por especialistas a fim de evitar o contágio pelo coronavírus SARS-CoV-2.
Segundo estudo realizado pela Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres publicado na revista científica The Lancet, lavar as mãos pode reduzir 17% dos casos de infecção respiratória aguda. Além disso, pode diminuir em 22% o impacto de infecções como bronquite aguda e pneumonias, e em 26% os impactos de rinite, sinusite e faringite. Mas e o que fazer quando as crianças ainda não adquiriram esse hábito?
Sara Azevedo, orientadora pedagógica dos Anos Iniciais do Colégio Marista da Asa Sul, em Brasília, afirma que a importância de lavar as mãos deve ser explicada tanto na escola como em casa. "Primeiramente, nós adultos, temos que dar o exemplo às crianças, lavando constantemente as nossas mãos. Ao mesmo tempo temos que fazer o monitoramento para ver quando e como a criança o faz. Diferentemente da escola, os pais podem fazer uma observação individual e dar uma orientação caso necessário. A maneira correta de lavar as mãos é o que previne doenças e infecções", explica a orientadora pedagógica do Marista Asa Sul.
Na escola, a abordagem deve ser coletiva. De acordo com Sara, os professores devem adotar medidas que incentivem os pequenos a lavar as mãos. "No colégio, deve-se convidar as crianças em pequenos grupos para abrirem as torneiras e iniciar o momento da lavagem das mãos. Importante que o professor observe como exploram os movimentos de abrir e fechar a torneira, de manusear o sabonete sem pressa e com atenção, uma criança aprende com a outra", comenta.
Como incentivar seu filho a lavar as mãos
Para ajudar a incentivar o hábito de lavar as mãos entre as crianças, a especialista preparou cinco dicas para incluir a prática no dia a dia dos pequenos. Veja a seguir:
- Torne a higiene pessoal uma atividade divertida;
- Crie jogos, músicas ou histórias que divirtam a criança nesse momento;
- Ofereça opções para que a criança vá treinando a sua autonomia, como escolher o sabonete no mercado;
- Faça dessa higienização uma rotina e não a negocie,
- Seja o exemplo para a criança.