Shake para emagrecer realmente funciona? Especialista responde
Descubra 4 mitos e verdades sobre a bebida que promete emagrecimento saudável
Você já ouviu falar em shakes? Presentes no universo do emagrecimento, a proposta é que a bebida substitua parcialmente algumas das principais refeições do dia, contribuindo para uma menor ingestão de calorias e sensação de saciedade.
Mas será que os shakes são realmente seguros para emagrecer de forma saudável? Conversamos com o nutrólogo Nataniel Viuniski para esclarecer 4 mitos e verdades sobre a bebida. Vem ver!
Os shakes devem ser usados por pouco tempo
MITO!
Antes das promessas de perda de peso, é preciso lembrar que o produto consiste em um alimento, ou seja, pode ser usado por tempo indeterminado — diferentemente de remédios, por exemplo. Mas fique de olho em uma questão importante: o shake precisa estar inserido em uma rotina alimentar equilibrada e com estilo de vida saudável. Afinal, não adianta nada tomá-lo em uma refeição e extrapolar nas calorias das demais, né?!
O shake realmente emagrece
VERDADE!
Sim, é real! O produto pode substituir até duas das três principais refeições do dia (café, almoço e jantar) devido à sua composição balanceada. Isso acontece porque as calorias ingeridas com a bebida são inferiores às de uma refeição, ou seja, haverá um deficit calórico que proporcionará o emagrecimento saudável.
Vale destacar ainda que alguns estudos clínicos já provaram essa teoria, viu? O jornal British Journal of Nutrition, por exemplo, publicou um deles onde pessoas com sobrepeso ou obesidade passaram a tomar os shakes durante três meses, associando-o às mudanças no estilo de vida. O resultado? Perda significativa de peso.
Se eu parar de tomar o shake vou engordar
NEM MITO, NEM VERDADE!
Isso dependerá exclusivamente do seu estilo de vida e também do seu organismo. Se você parar de consumir o shake, mas continuar com uma alimentação equilibrada e estilo de vida saudável, o peso poderá ser mantido. No entanto, se após parar, os hábitos forem poucos saudáveis, o peso perdido poderá retornar. Portanto, vale entender que engordar não estará diretamente ligado à pausa do shake, mas com ao estilo de vida adotado.
É possível criar receitas a partir dos shakes
VERDADE!
Além de ser consumido como bebida cremosa, ele também pode integrar outras receitas como ingrediente, incrementando o teor proteico desses pratos. Algumas sugestões: pudins, muffins, waffles e até brownies. Quem diria que shakes poderiam ser tão gostosos, hein?!
Se depois de ficar por dentro dessas explicações você acha que essa estratégia pode ser boa para a sua vida, consulte seu médico e veja qual a melhor forma de usá-la no dia a dia!
Fonte: Nataniel Viuniski, médico nutrólogo, membro da Associação Brasileira de Nutrição (ABRAN) e do Conselho de Nutrição da Herbalife Nutrition do Brasil