Síndrome de Tarzan: o que é o novo comportamento dos relacionamentos?
Entenda quais os sinais e consequências de um parceiro que tenha este tipo de comportamento
Você é do tipo de pessoa que termina um relacionamento e, pouco tempo depois, engata em outro para não ficar só? Talvez possa ter Síndrome de Tarzan. Veja o que é, quais são os sinais e as consequências de quem tem o comportamento. Confira:
O que é a Síndrome de Tarzan?
Segundo os especialistas, a síndrome define aquelas pessoas que começam um novo relacionamento antes de finalizar definitivamente o anterior. Não se trata de traição, mas de não dar tempo de sofrer o luto. O nome se dá porque o Tarzan vai se balançando de cipó em cipó, sem soltar o anterior para ir para o próximo.
Sintomas
As pessoas que costumam desenvolver a Síndrome de Tarzan costumam ser dependentes emocionais, impulsivas, inseguras, ter medo da solidão e traumas em relacionamento. Todas essas características juntas fazem com que elas tenham padrões disfuncionais.
Consequências
Com esse ciclo, a pessoa tende a acumular as emoções negativas, buscar a novidade constantemente e prejudicar a saúde mental, podendo resultar em ansiedade, depressão e baixa autoestima. Além disso, não reflete sobre os acontecimentos do relacionamento passado e cria uma dependência da opinião do parceiro. Vale ressaltar que este fator não é exclusivo dos jovens, pois relacionamentos longos de mais velhos podem também terminar por causa de um parceiro que desenvolva a Síndrome de Tarzan.