Sobreviventes dos Andes foram achados com doença de altura e escorbuto; o que é isso?
16 homens que sobreviveram ao acidente de avião de 1972 também estavam desnutridos, com desidratação, queimaduras e tinham ossos quebrados
Os sobreviventes do avião que levava um time de rugby uruguaio para o Chile e que caiu sobre a Cordilheira dos Andes virou filme na Netflix, a obra “A Sociedade da Neve". Desde o seu lançamento, a produção tem sido um êxito de audiência, não apenas pela tragédia em si, mas pelas alternativas encontradas pelos passageiros para conseguir sobreviver.
Além de lidarem com condições extremas de altitude e temperatura, eles também tiveram que recorrer ao canibalismo, para acabar com a fome e com o quadro de desidratação grave que atingia o time, quadro que fez, inclusive, que muitos urinassem na cor preta.
Tamanha exposição ao extremo fez com que os sobreviventes desenvolvessem condições como a “doença de altura” e “escorbuto”. Ficou curioso para entender melhor o que é cada uma dessas doenças? Explicamos abaixo:
O que é doença de altura?
Esta condição é um nome dado às respostas fisiológicas apresentadas pelo corpo quando exposto a grandes altitudes. Isso acontece porque há uma diminuição progressiva da pressão atmosférica à medida que a altura aumenta, causando impacto também no oxigênio que respiramos.
Os sintomas da doença de altura são:
- Dor de cabeça
- Náuseas e mal-estar
- Delírio
- Dificuldade em dormir
- Deficiência visual
- Pressão no peito
- Pulso rápido
- Sensação de falta de ar
- Inchaço ou edema
- Diminuição da quantidade de urina
- Confusão
- Alterações psicológicas
- Convulsões
Em casos extremos, a doença de altura pode causar líquido nos pulmões (HAPE) se líquido no cérebro (LEBRE). No caso dos sobreviventes dos Andes, eles estavam a 4.000 metros de altitude, sem ter passado pelo processo de adequação (aclimação), o que fez com que muitos sofressem os sintomas mais graves da condição.
O que é escorbuto?
Escorbuto é uma doença causada pela falta de vitamina C no organismo. A vitamina C, que também ganha o nome de ácido ascórbico, é importante para prevenir infecções e ajuda a manter a integridade das paredes dos vasos sanguíneos.
Os sintomas do escorbuto são:
- Fraqueza
- Dores musculares
- Irritabilidade
- Hemorragias nas gengivas
- Alterações na pele
- Edema
- Infecção
A falta de vitamina C no organismo também pode levar à morte. No caso dos sobreviventes dos Andes, o escorbuto apresentou outro sintoma: a “frouxidão" dos dentes. Isso fez com que, a pouca comida disponível na tragédia (conservas, bolachas e chocolates), tivesse que ser triturada na boca daqueles que não tinham a doença.
Além disso, os sobreviventes também estavam desnutridos, com desidratação, queimaduras e alguns tinham ossos quebrados. Eles passaram alguns dias juntos internados em uma clínica em Santiago, capital do Chile, para se recuperar. A história completa pode ser vista na Netflix.
Interessante saber que, décadas depois, foi construído um museu para relembrar a tragédia. O Museu Andes 1972 fica em Montevidéu, na capital do Uruguai.