Suar durante o treino significa que estou emagrecendo? Saiba mais
O suor é um mecanismo de termorregulação do corpo. A transpiração e a sua evaporação são formas que o organismo encontra para se resfriar
Saí da academia sem suar. E agora? Significa que estou sem fazer o esforço necessário ou, na verdade, esta perda temporária de água não interfere no gasto calórico? Antes de mais nada, vamos entender o que é o suor: é um mecanismo fisiológico do corpo para regular a temperatura interna. Assim, ao se exercitar, os músculos geram calor. Isso eleva a temperatura corporal. Por isso, para evitar o superaquecimento, o suor é liberado. Ao evaporar na pele ajuda a resfriar o organismo.
Para perder peso é preciso suar?
Não é uma relação tão simples. Suar muito não indica que o treino foi, realmente, eficiente. "Perder peso através da perda de água e a perda de gordura corporal, são situações totalmente diferentes. Ao perder água estamos apenas 'desidratando' e ao ingerirmos água, este peso perdido possivelmente irá retornar. Para que haja perda de gordura, é necessário estarmos em déficit calórico para que ocorra tanto a lipólise (quebra da gordura) como a beta-oxidação ('transformação' destes lipídeos em energia ATP)", explica o nutricionista Gustavo Camargo, professor da Faculdade Uniguaçu.
O especialista afirma que, para quem quer perder gordura e ganhar músculos o ideal é combinar uma alimentação balanceada com uma rotina de treinos sob orientação profissional.
A sudorese sofre influência de alguns fatores, tais como temperatura e umidade do ambiente, gênero e genética (homens, em geral, tendem a suar mais que mulheres), tipo de roupas, entre outros.
Por fim, o fato de suar muito ou pouco não pode ser o único fator que determina se há ou não eficácia em um treinamento.
Cuidados com a sudorese excessiva
É preciso estar atento à hidratação do corpo, beber água antes, durante e após o exercício para prevenir a desidratação. Boca seca, fadiga, tontura ou dores de cabeça são sinais de que o organismo está desidratado.