'Superlua Azul' poderá ser vista no céu na próxima segunda-feira; como ver?
Primeira Superlua de 2024 coincidirá com fenômeno da 'Lua do Esturjão', possibilitando apreciarmos a 'Superlua azul'; entenda!
Na próxima segunda-feira, 19 de agosto, quem decidir por parar e observar o céu noturno poderá se deparar com a maior e mais brilhante lua cheia de 2024 até o momento. Geralmente, a lua cheia em agosto já é chamada de "Lua do Esturjão", mas nesse caso ela também será uma "Superlua Azul".
A Lua do Esturjão, também chamada de "lua azul", estará em sua plenitude justamente no dia 19 de agosto. Vale mencionar que existem dois tipos de luas azuis (embora nenhuma delas seja literalmente azul): a lua azul mensal, que é a segunda lua cheia registrada em um único mês, e uma lua azul sazonal, a terceira das quatro luas cheias na mesma estação astronômica.
Segundo o Live Science, desde o solstício de verão, que se deu no dia 20 de junho, foram registradas luas cheias em 22 de junho e 21 de julho. A próxima, de 19 de agosto, será a Lua do Esturjão, que será seguida pela Lua da Colheita, em 18 de setembro, antes da chegada do equinócio, em 22 de setembro.
O fenômeno das luas azuis, segundo a NASA, não é tão incomum assim, sendo registrado uma vez a cada dois ou três anos. As últimas luas azuis sazonais, por exemplo, apareceram em outubro de 2020 e agosto de 2021, e a próxima está prevista para acontecer em maio de 2027, conforme explica publicação no timeanddate.com.
A lua estará melhor visível acima do horizonte leste, logo ao nascer, na segunda-feira; mas também deve aparecer mais brilhante que o normal no domingo e na terça-feira. Binóculos de observação e telescópios simples, de quintal, não são necessários para se apreciar o fenômeno, mas podem contribuir com quem queira observar mais detalhes de nosso satélite natural.
Uma curiosidade é que a lua cheia de agosto é chamada de "Lua do Esturjão", pois peixes esturjões podem ser encontrados nas regiões dos Grandes Lagos nesta época do ano, segundo o Live Science.
Superlua
Para os entusiastas astronômicos, a próxima lua cheia poderá impressionar por não só ser a famosa "Lua do Esturjão" (ou "lua azul"), mas também por ser uma superlua. Devido à órbita mensal da Lua ao redor da Terra, que não é um círculo perfeito, todo mês a Lua alcança, em algum momento, seu ponto mais próximo da Terra (perigeu), o que, quando coincide com uma lua cheia, forma a chamada "superlua".
Ainda neste ano, teremos mais três superluas, após a Lua do Esturjão. A lua cheia mais próxima de nós será registrada na Lua do Caçador, em 17 de outubro. A próxima depois de agosto, a Lua da Colheira, será registrada em 17 de setembro, e ainda deve contar com um eclipse parcial, pois ela passará pela sombra da Terra durante a noite.
*Matéria originalmente publicada em Aventuras na História