Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Supino reto, inclinado e declinado: quais as diferenças?

Treinador fala sobre as particularidades de cada uma dessas variações do supino

26 fev 2024 - 09h07
Compartilhar
Exibir comentários
Entenda as diferenças entre os tipos de supino
Entenda as diferenças entre os tipos de supino
Foto: iStock / Jairo Bouer

O supino é o principal exercício para os músculos da região peitoral, sendo considerado um exercício multiarticular - ou seja, que usa mais de uma articulação e grupos musculares em seu movimento.

Além dos músculos do peito, o supino é capaz de ativar a parte frontal dos ombros e os tríceps, sendo importante para o desenvolvimento de todo o tronco superior do corpo. Os benefícios do supino incluem:

  • Desenvolvimento proporcional e equilibrado do tronco superior
  • Músculos do peitoral mais fortes
  • Melhor postura corporal
  • Ganho de força para outros exercícios

Agora que você já sabe para que serve o supino, vamos falar sobre suas variações e modo de execução. Continue lendo!

Como fazer supino?

O supino pode ser feito com barras, halteres, na polia, com elásticos e até em máquinas específicas. Além disso, pode ser feito no banco reto, a forma mais comum, mas também no banco inclinado ou no banco declinado.

Vamos falar sobre o supino reto com barra. Nesse movimento, a barra deve ser deslocada do suporte com as duas mãos na largura pouco maior que os ombros e trazida até quase encostar no peito. No movimento de subida, os braços ficam estendidos.

supino reto com barra
supino reto com barra
Foto: Jairo Bouer

Com halteres, o movimento é o mesmo, mas eles exigem mais coordenação. Já na polia, o supino pode ser feito no banco, igual ao movimento acima citado, mas também em pé, fazendo o movimento de flexão e extensão dos cotovelos enquanto se leva os cabos à frente do peitoral.

Variações de supino

Agora que você já sabe como é o movimento do supino, vamos falar sobre suas variações: reto, inclinado e declinado. Para isso, falamos com o treinador Emilio Maia, da academia Evoque. Confira!

Supino reto

"É um dos principais exercícios para o peitoral maior (maior porção do peito), principalmente para trabalho de força e potência muscular, com ativação de deltoide anterior (ombros) e tríceps", fala o treinador.

supino na barra
supino na barra
Foto: Jairo Bouer

Supino inclinado

"Esta variação, devido à inclinação do banco, ativa partes mais isoladas do peitoral maior com ênfase na porção clavicular (superior), assim com deltoide posterior e tríceps, melhorando a postura e tirando os aspecto de ombro caído", indica o especialista.

Supino declinado

Já o supino declinado é uma variação feita com uma inclinação invertida com relação ao supino inclinado. Ou seja, as pernas ficam elevadas e o tronco rebaixado. Esse movimento ativa principalmente a parte inferior do peitoral.

supino declinado
supino declinado
Foto: Jairo Bouer

Cuidados ao fazer supino

Sempre busque orientação de um profissional da educação física antes de iniciar um novo exercício, como o supino, e suas variações. No começo, esses movimentos podem ser difíceis e exigirem coordenação, sendo o acompanhamento necessário para evitar lesões.

Jairo Bouer
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade