Tá na correria? Aprenda a fazer seu tempo mais elástico em 2025
Rotinas familiares comprimem o tempo, mas adicionar novidades faz o tempo parecer mais expansivo e rico.
Já teve a sensação de que as semanas se misturam conforme você envelhece? Não é só imaginação — é o seu cérebro. Quando a vida se torna uma série de rotinas — mesmo trajeto, mesmas tarefas, mesmos hábitos —, seu cérebro comprime o tempo. Experiências familiares exigem menos processamento mental, fazendo os dias parecerem mais curtos e as semanas voarem.
Mas aqui vai a boa notícia: o tempo é elástico. Você pode fazê-lo parecer mais expansivo ao adicionar novidades ao seu dia.
Imagine pegar um caminho diferente para o trabalho. É apenas uma pequena mudança, mas, de repente, você começa a notar novas paisagens, detalhes diferentes e talvez até uma cafeteria que não tinha percebido antes. Esse envolvimento mental faz o dia parecer mais longo e memorável.
O mesmo princípio se aplica a qualquer parte da sua rotina. Experimentar algo novo ativa o seu cérebro, fazendo o tempo parecer mais rico e cheio novamente.
Tente adicionar uma nova experiência à sua agenda. Visite um parque onde você nunca esteve. Experimente uma aula de exercício diferente. Até pedir algo novo no seu café habitual pode fazer a diferença.
Não precisa ser algo grande — pequenas mudanças criam um efeito cascata, transformando momentos comuns em algo que se destaca.
Assista ao vídeo com o comentário de André Forastieri.
(*) André Forastieri é jornalista, empreendedor, Top Voice LinkedIn e fundador da plataforma Homework. Se você curtiu esse vídeo e quer receber conteúdos exclusivos, assine sua newsletter aqui, é grátis: andreforastieri.com.br.