Tapar a boca para dormir é mesmo benéfico? Entenda os riscos da nova onda das redes sociais
Trend, que promete ajudar no tratamento de problemas respiratórios, preocupa especialistas
As redes sociais são responsáveis por ditar diversas tendências nos últimos anos, sejam elas de moda, de culinária, de beleza e até mesmo de saúde. Por vezes, esses truques não possuem qualquer embasamento científico ou especializado e podem colocar a vida dos internautas em risco.
É o caso da recente trend do "mouth taping" que, entre outros benefícios, promete resolver problemas de respiração durante o sono. Somente no TikTok, a hashtag com o nome do desafio (#mouthtaping) já conta com mais de 40 milhões de publicações.
A técnica consiste em grudar uma fita adesiva na boca para que ela permaneça fechada a noite toda, e assim, forçar a respiração pelo nariz enquanto a pessoa dorme. A teoria é de que a trend ajuda no tratamento de doenças respiratórias e combate o envelhecimento precoce, além de acabar com roncos, mau hálito e o sono excessivo ao longo do dia.
Até mesmo a atriz hollywoodiana Gwyneth Paltrow já revelou ser uma das adeptas do hábito. "Essa é, provavelmente, a melhor ferramenta de bem-estar que eu encontrei recentemente. Respirar pelo nariz à noite aparentemente cria alcalinidade no corpo e promove uma melhor qualidade de sono", relatou a famosa no Instagram, ao compartilhar uma imagem das suas fitas favoritas.
Saiba mais: Dificuldade para dormir: causas, tratamentos e efeitos
Os riscos de tapar a boca dormindo
...
Veja também
Menopausa: mulheres perdem mais de 2 horas de sono por noite
7 bebidas que te ajudam a dormir e ter uma boa noite de sono