Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tapioca com ovo engorda? Entenda os verdadeiros efeitos

Basta adaptar esse consumo aos objetivos para não haver nenhum malefício

13 mar 2024 - 20h06
(atualizado às 21h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Iniciou o ano de 2024 com foco total tanto na parte nutricional quanto no cumprimento da rotina de exercícios físicos? Maravilha! Essa disposição precisa continuar até 31 de dezembro para a conquista de resultados. Sendo assim, ainda ocorrem muitas dúvidas sobre o processo de emagrecimento, por exemplo: tapioca com ovo engorda?

Tapioca com ovo
Tapioca com ovo
Foto: Shutterstock / Sport Life

Tapioca com ovo não engorda!

"Não. Nenhum alimento sozinho é capaz de engordar ou emagrecer. O ganho ou perda de peso dependerão do padrão alimentar como um todo, do gasto energético e do nível de exercício físico de cada um. 100g de tapioca contém aproximadamente 232 kcal e 100g de ovo. Aproximadamente dois ovos contém 146 kcal. O consumo isolado da tapioca com ovo por si só não será responsável pelo aumento ou perda de peso", disse em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista do Hospital Sírio-Libanês Larissa Gavioli.

Dessa maneira, a especialista destacou que a tapioca com ovo denota a combinação com ausência de fibras alimentares, isto é, legumes e verduras superam essa carência, além do aumento da ingestão de vitaminas e minerais.

"As fibras desempenham papel importante no funcionamento intestinal, na saciedade e no auxílio do controle da glicemia. Uma sugestão pode ser o acréscimo de tomate, cenoura, abobrinha ou escarola para tornar a preparação ainda mais nutritiva. Para aqueles que necessitam de um maior consumo de proteína, pode ser interessante o acréscimo de outra fonte proteica, como um frango desfiado ou queijo branco", sugeriu.

Outro detalhe da tapioca com ovo para emagrecer

Lembre-se que o emagrecimento ocorre a partir do déficit calórico, o que significa que a quantidade de calorias consumidas precisa ser inferior ao gasto energético. Então, essa iguaria adaptada a um plano alimentar vai ajudar nessa meta.

"Não há um melhor momento para o consumo. Muitas vezes entra no café da manhã, no lanche da tarde e até mesmo como uma estratégia para substituir um jantar. No entanto, tudo irá depender do padrão alimentar como um todo e do planejamento alimentar proposto por um nutricionista", destacou Larissa.

Tapioca com ovo antes ou depois do treino?

"Pode ser antes ou depois do treino. Por ser um alimento rico em carboidrato, será uma boa fonte de energia antes do treino. No entanto, a combinação da tapioca com ovo pode não ser interessante para modalidades de corrida, natação e ciclismo devido maior volume, maior tempo para esvaziamento gástrico, sendo que algumas pessoas podem ter a sensação de empachamento", explica a profissional.

"Após os treinos, pode ser uma boa estratégia, pois a combinação de carboidrato e proteína irá garantir energia e favorecer a síntese proteica. No entanto, para a síntese proteica adequada recomenda-se o consumo regular de proteínas ao longo do dia e não apenas após o exercício. A alimentação pré e pós-treino irá depender do tipo de exercício, tempo de duração, intensidade e tolerância aos alimentos", completa.

Vetos sobre o consumo de tapioca

Sujeitos com diabetes dependem de uma avaliação já que esse alimento é fonte de carboidratos simples. "Para pessoas com tendência à constipação intestinal, deve-se ter uma atenção especial. A tapioca é um alimento que não contém fibra e junto com um padrão alimentar com poucas fibras e consumo de água inadequado pode intensificar a constipação intestinal", enfatizou.

É bom comer tapioca todos os dias?

"O Guia Alimentar para a População Brasileira traz a tapioca como sugestão de um dos alimentos a serem consumidos no café da manhã, por exemplo. A tapioca vem da fécula extraída de um alimento in natura, a mandioca e, portanto, é um alimento minimamente processado. Outras fontes de carboidratos podem ser consumidas no café da manhã como substituto, como pão, bolo simples ou cuscuz. De forma geral, não há problema em consumir tapioca diariamente e pode ser consumida de forma alternada com outros alimentos, o que garante maior diversidade na alimentação", concluiu Larissa Gaviolli.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade