Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tecido acrobático: conheça mais sobre a modalidade e seus benefícios

Modalidade vai ter um papel importante na nova novela das 21h "Mania de Você"; aprenda mais sobre o tecido acrobático

6 set 2024 - 16h44
Compartilhar
Exibir comentários

Na próxima segunda-feira, dia 9, vai lançar a nova novela das 21h da Globo, "Mania de Você", de João Emanuel Carneiro. E, na trama, uma das personagens principais, Viola (Gabz), vai ser uma garota que foi criada em uma comunidade circense e pratica o tecido acrobático.

Saiba mais sobre a modalidade do tecido acrobático
Saiba mais sobre a modalidade do tecido acrobático
Foto: Fonte: Divulgação/trailer de "Mania de Você" / Alto Astral

Muitas pessoas não conhecem bem essa modalidade ainda, porém a obra deve fazer a modalidade estourar um pouco mais aqui no Brasil. Nela, os praticantes ficam enrolados em um tecido e realizam acrobacias aéreas.

"O tecido acrobático é fascinante, ele emociona. Não se trata apenas de movimento, mas sim de uma forma de arte que permite aos praticantes expressarem emoções e criatividade por meio do corpo. Por isso, é tão encantador", explica Letícia Marchetto, especialista formada em dança e educação física, e professora de Ballet Fly, uma modalidade de dança que usa o tecido acrobático em combinação com os movimentos clássicos de ballet.

Quer conhecer um pouco mais sobre a modalidade praticada por Viola na novela? Veja a seguir:

Origens do tecido acrobático

As origens do tecido são antigas, já que remontam a 600 d.C. na China, e os primeiros vestígios na história ocidental surgiram nas décadas de 1920 e 1930 em Berlim. "Através do Cirque du Soleil, o tecido se popularizou, encantando o público com acrobacias que parecem desafiar a gravidade e a lógica", diz Letícia.

Já aqui no Brasil, o tecido acrobático chegou em 1997, quando Gerard Fasoli trouxe a magia dos movimentos flutuantes para o país. "O equipamento é fabricado com liganete ou outras fibras sintéticas altamente resistentes, projetadas para suportar até quatro vezes o peso do praticante. Com essa estrutura, os praticantes podem explorar uma gama de manobras que variam desde movimentos suaves e fluidos até acrobacias dinâmicas", comenta a especialista.

Benefícios da prática

Um dos principais benefícios físicos do tecido é que ele fortalece o CORE, ou seja, os 29 pares de músculos que servem para suportar e estabilizar ombros, quadril, região lombar e abdômen.

"O CORE é ativado durante a execução de acrobacias e manobras, quando a força do centro do corpo é utilizada para controlar as extremidades. Os músculos dos braços e das pernas também são amplamente trabalhados", comenta Letícia.

Com a prática regular, é possível ganhar mais força, flexibilidade, resistência e coordenação. A especialista também ressalta os benefícios emocionais do tecido, como a sensação de leveza e liberdade.

"A prática também contribui para o empoderamento e o aumento da autoestima, já que conquistar novos movimentos e acrobacias — mesmo que inicialmente pareçam desafiadores — gera um profundo senso de realização e confiança", explica.

Dicas e orientações para a prática

Quem deseja começar no tecido acrobático deve procurar por um local que ofereça aulas e tenha professores qualificados. Ademais, é preciso usar as roupas corretas durante as aulas para garantir o conforto e a segurança.

"A vestimenta ideal para a prática consiste em roupas ajustadas, como leggings e tops, que garantem liberdade de movimento e evitam a exposição da pele ao atrito do tecido. Além disso, recomenda-se evitar roupas soltas ou com muitos detalhes que possam se enroscar", recomenda Letícia Marchetto.

Apesar de praticamente todas as idades poderem se beneficiar do tecido, a recomendação é que, no caso de crianças, elas tenham no mínimo 4 anos e estejam sempre sob supervisão. Tanto adultos quanto idosos também têm muitas vantagens ao começarem a prática.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade