Tem ansiedade ou depressão? Descubra plantas que podem te ajudar
Você sabia que os remédios que conhecemos não são os únicos? Isso porque há formas alternativas para cuidar da nossa saúde mental; conheça quais são
Esta quinta-feira (10) marca o Dia Internacional da Saúde Mental. E, pensando em ajudar as pessoas com ansiedade ou depressão, chamamos o farmacêutico homeopata, Jamar Tejada. Desta vez, ele listou cinco plantas que podem ajudar nesse âmbito do psicológico. Descubra quais são:
Valeriana: "Com um efeito sedativo e calmante, a Valeriana é muito indicada para quem tem uma vida muito agitada e tem dificuldade em se desligar. Ela ajuda até a induzir um pouco o sono".
Kava-Kava: "Graças aos efeitos no sistema nervoso central, a Kava-Kava atua na depressão, aliviando os sintomas e tratando-a".
Camomila: "A Camomila contribui para o alívio da tensão do dia a dia. Por causa dos princípios ativos, também induz ao sono".
Rhodiola Rosea: "A Rhodiola Rosea é considerada um adaptogênico. Ou seja, se adapta ao que você está passando. Então se estiver com muita ansiedade, ela vai te ajudar a controlar essa ansiedade. Se estiver em um quadro de muita tristeza, quase ali na depressão, ela vai atuar nisso também".
Cuidados
Vale lembrar que você não deveria tomar sem prescrições, então procure um especialistas. "Essas plantas não devem ser usadas sem antes buscar ajuda de um profissional. E, para aqueles que já fazem tratamento com medicamentos controlados, ou qualquer outro ansiolítico , tome cuidado. Elas podem exacerbar esse efeito ou, às vezes, até mesmo anulá-lo, vai depender da planta que você escolher. Então converse sempre com seu médico ou outro profissional de saúde que você esteja procurando para saber dessa interação medicamentosa. Porque, sim, plantas são medicamentos", conclui.