Tomar café ajuda na perda de peso?
Estudo analisou dados de milhares de pessoas para tentar responder essa pergunta
Um estudo publicado recentemente no The American Journal of Clinical Nutrition indica que beber café sem açúcar está associado a uma pequena perda de peso, enquanto a adição de açúcar à bebida está ligada ao ganho de peso.
O trabalho examinou dados de três grandes estudos de saúde norte-americanos: o Nurses' Health Study, o Nurses' Health Study II e o Health Professionals Follow-up Study. Isso permitiu aos pesquisadores acesso a uma grande quantidade de dados e participantes. Eles, então, selecionaram apenas aqueles que atendiam a determinados critérios para evitar fatores que poderiam interferir nos resultados. No total, foram incluídos pouco mais de 155 mil participantes.
Foram avaliados detalhes como a frequência com que os integrantes consumiam café, se a bebida era cafeinada ou não, e se os consumidores adicionavam leite, creme ou açúcar.
Os pesquisadores também observaram as mudanças de peso que ocorriam a cada quatro anos. Foram levados em conta outros fatores que poderiam interferir na gordura corporal, como consumo de certos alimentos, ingestão de álcool, atividade física e condições médicas.
Os pesquisadores descobriram que beber 1 xícara de café por dia, seja descafeinado ou normal, estava associado a uma perda de 0,12 quilogramas (kg) de peso corporal ao longo de 4 anos.
Em contraste, adicionar uma colher de chá de açúcar diariamente foi associado a 0,09 kg de ganho de peso ao longo de 4 anos. Essas associações eram mais fortes entre os participantes com IMC (Índice de Massa Corporal) mais alto e idade mais jovem. Já a adição de creme ou leite não foi associda a ganho de peso significativo.
Os autores concluíram no artigo de estudo que a estratégia de incluir açúcar sem açúcar na rotina pode ser interessante para evitar o excesso de peso, ainda que a contribuição seja modesta, e os resultados ainda tenham que ser confirmados em pesquisas mais amplas.
Vale ressaltar que café em excesso pode fazer mal, especialmente para quem é sensível aos efeitos da cafeína. Por isso, antes de aumentar muito o consumo, não deixe de conversar com seu médico sobre os limites considerados saudáveis para você.
De modo geral, especialistas recomendam que não se ultrapasse a ingestão de 3 a 4 xícaras da bebida, o equivalente a cerca de 400 mg de cafeína por dia. E não se esqueça: chocolate, chá preto, energéticos, certos medicamentos e suplementos também são fontes de cafeína!