Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Eleições 2024
Acompanhe a repercussão do 1º turno e a expectativa para o 2º turno

Tontura: quando o sintoma deve causar preocupação?

Sentiu tontura do nada no meio do dia? Especialista explica o que fazer e quando se preocupar com o sintoma ou não

7 out 2024 - 14h58
Compartilhar
Exibir comentários

Alguns sintomas, como a tontura, sempre assustam por poderem estar ligados a questões neurológicas, ainda mais quando aparecem de forma recorrente. Contudo, ela pode ser sinal de diversas coisas diferentes, algumas não tão graves e mais fáceis de resolver, e é importante saber quando realmente ficar preocupado ou não com seu aparecimento.

Entenda o que a tontura repentina pode significar
Entenda o que a tontura repentina pode significar
Foto: Shutterstock / Alto Astral

"A tontura é um sintoma que pode estar relacionado a diversos tipos de alterações e doenças, portanto quando esses episódios se tornam intensos ou frequentes, um médico especialista deve ser consultado. O diagnóstico preciso determina o tratamento adequado para cada caso", explica a Dra. Nathália Prudencio, médica otorrinolaringologista e especialista em tontura e zumbido.

A seguir, entenda melhor o que pode causar a tontura e como aliviar os episódios:

O que pode ser

A tontura é um sintoma típico de vários tipos de disfunções e doenças, segundo a médica. "Também é um sintoma de alterações corriqueiras que geralmente não justificam preocupação, como desidratação, insolação, queda de pressão ou níveis baixos de glicose no sangue", diz.

De acordo com a especialista, quando a tontura não é constante e surge de repente, é possível pensar em causas como:

  • Hipotensão postural (queda de pressão após realizar um movimento brusco, como se levantar ou mudar de posição rapidamente)
  • Vertigem Posicional Paroxística Benigna ou 'Tontura dos Cristais' (por causa do desprendimento dos cristais de cálcio do labirinto)
  • Enxaqueca Vestibular (manifestação da enxaqueca que provoca sensação de desequilíbrio e mareio)
  • Vertigem Fóbica (quadro de tontura que se instala e passa a ocorrer na maior parte dos dias, após um episódio súbito de perda de equilíbrio)

Além disso, pessoas mais velhas podem apresentar tontura com maior frequência por conta do uso de várias medicações, possíveis alterações visuais e problemas nas articulações.  Mas, então, quando a tontura é algo realmente preocupante?

"Ela é mais preocupante quando surge acompanhada de outros sintomas como alterações auditivas: como sensação de ouvido tapado ou perda de audição; zumbido no ouvido; desconfortos no ouvido como secreção, ou dor; e quedas frequentes.", diz Nathália.

Ademais, a profissional pontua que episódios agudos (que envolvem extrema desorientação) requerem atendimento médico imediato, assim como quando são constatadas alterações neurológicas, como distorções visuais, perda de coordenação e dificuldade de fala e deglutição.

Como agir

Além de buscar um médico quando for necessário, existem algumas medidas que podem ajudar nos momentos de tontura, aliviando os sintomas independentemente de sua causa.

Você pode se sentar, tomar ar, manter os olhos abertos e evitar ingerir líquidos e alimentos", explica. Outra boa dica é se deitar e manter as pernas elevadas com ajuda de algum apoio. "Essa posição ajudará o sangue a retornar ao cérebro mais rapidamente, se for o caso de uma queda repentina da pressão", diz a especialista.

Sobre a dica de manter os olhos abertos durante o sintoma, ela pode parecer estranha, mas a médica explica:

"Durante um episódio de tontura, a informação visual ajuda o nosso cérebro a se orientar, especialmente quando as estruturas do ouvido interno estão enviando 'mensagens erradas' sobre o equilíbrio. Dessa forma, fixar a sua visão em um objeto ou pessoa próxima (ideal a mais de um metro de distância) pode reduzir a intensidade da tontura e ajudar o seu cérebro a restabelecer o equilíbrio", diz a otoneurologista.

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade