Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Trabalhar 52 minutos e descansar 17: o estranho padrão das pessoas mais produtivas do mundo que você poderá copiar em 2025

Estudo indicou que a alternância entre ciclos de trabalho e descanso pode trazer impactos positivos ao rendimento de trabalhadores

7 jan 2025 - 19h29
Compartilhar
Exibir comentários
Xataka/Midjourney
Xataka/Midjourney
Foto: Minha Vida

A obsessão pela produtividade nos levou a um paradoxo: a tecnologia desenvolveu ferramentas cada vez mais sofisticadas para otimizar nosso tempo, mas muitas vezes nos esquecemos de que a coisa mais simples está fora de qualquer aplicativo: aprender a hora de parar.

A regra 52/17 - trabalhar 52 minutos, descansar 17 - surgiu de um estudo surpreendentemente preciso. Em 2014, a empresa de software DeskTime analisou como 10% de seus usuários mais produtivos - aqueles com as maiores taxas de eficiência - trabalhavam.

O padrão que eles encontraram foi bastante específico: eles trabalhavam alternando ciclos de cerca de 52 minutos de concentração intensa com 17 minutos de desconexão total.

Além dos números, outros dados que falam por nós:

  • 52 minutos parece ser o ponto ideal: é tempo suficiente para entrar em um estado de concentração profunda em que o trabalho flui, mas não tão longo a ponto de chegar à exaustão cognitiva.
  • O intervalo de 17 minutos representa o tempo mínimo necessário para uma verdadeira recuperação mental, não apenas para verificar o celular ou responder no WhatsApp.

...

Veja mais

Veja também

Trabalhar 52 minutos e descansar 17: o estranho padrão das pessoas mais produtivas do mundo que você poderá copiar em 2025

Filhos que cresceram sendo comparados com os irmãos apresentam esses 6 comportamentos

Crianças que cresceram com muitas responsabilidades apresentam esses 7 comportamentos, de acordo com a psicologia

O que significa quando alguém cruza os dedos, as mãos ou os braços na frente do corpo, segundo a psicologia

O que significa quando uma pessoa desvia o olhar ao falar, de acordo com a psicologia

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade