Tranças afro: 5 cuidados diários para manter o penteado
As tranças afro são tendência entre as cacheadas e crespas. Confira algumas dicas para manter o cabelo bonito e saudável
Quem acompanha o BBB já percebeu que toda edição uma participante entra na casa usando tranças afro. Neste ano não foi diferente, as atrizes Maria e Linn da Quebrada, do Camarote, e Natália, do Pipoca, optaram pelo penteado, que está em alta entre as cacheadas e crespas.
As tranças são uma ótima opção para quem quer apostar em um visual mais estiloso. Além disso, elas são conhecidas por ajudar o cabelo a crescer, por isso muitas mulheres em transição capilar optam por ela.
Quem decide aderir o penteado precisa redobrar os cuidados para que não haja quebra e outros danos quando as tranças forem retiras. Confira algumas dicas para cuidar do seu cabelo e manter as madeixas saudáveis.
Ver essa foto no Instagram
1 - Lavar o cabelo
As tranças afro precisam ser lavadas pelo menos uma vez por semana para evitar o acúmulo de suor, sujeira e a oleosidade. Não é aconselhável lavar com muita frequência, já que pode gerar frizz e desgastar rapidamente o penteado.
Na hora de lavar o cabelo escolha shampoos detox, que limpam profundamente a raiz, mas não resseca. Esfregue bem o couro cabeludo e de forma delicada, para não desfazer as tranças, passe o produto no restante cabelo. Caso queira usar um condicionador após o shampoo, escolha os mais levas e de fácil enxágue.
2 - Escolha produtos à base de óleos naturais
Outra opção para cuidar das tranças afro são os produtos à base de óleo. Eles são importantes para selar as cutículas das madeixas e diminuir o frizz. Escolha sempre os mais naturais como: óleo de coco, oliva, argan, mirra, canela e de cálamo. Esses óleos são hidratantes, nutritivos, reparadores, tonificantes e dão brilho, maciez e força aos fios.
3 - Hidrate a raiz do cabelo
É fundamental manter a hidratação da raiz em dia para que os fios fiquem saudáveis. Para a raiz, prefira produtos levas e que sejam à base de água. Também pode borrifar um pouco do spray condicionante nas tranças, mas lembre-se de não exagerar na quantidade. Esse passo deve ser feito em dias alternados, e para um melhor resultado, é possível fazer uma automassagem, fazendo movimentos circulares de forma delicada, assim aumenta a vascularização da área, e os fios vão crescer mais fortes.
4 - Faça manutenções
Fazer manutenções regulares ajuda a manter as tranças afro bonitas. Com o passar dos dias, as tranças vão ficando frouxas e algumas partes podem se soltar, por isso é importante arrumá-las.
Normalmente as manutenções acontecem mensalmente entre as onduladas, já que o aparecimento de frizz é mais recorrente, há também quem espere entre 2 ou 3 meses, dependendo da curvatura dos fios. Neste momento também é possível tomar alguns cuidados essenciais como uma hidratação, umectação e uma boa reconstrução capilar.
5 - Não fique muito tempo com as tranças
Uma dica fundamental é: não fique tanto tempo com os fios trançados. É muito importante que a raiz do cabelo descanse e se restabeleça e, por mais que você tenha dó desmanchar o penteado, essa prática ajudará os fios a se revitalizarem e ficarem mais fortes e saudáveis.