Três situações para as quais as pessoas emocionalmente inteligentes dizem "não" no trabalho
Impor limites e deixar claro os acordos estabelecidos são essenciais para as relações no ambiente profissional
Manuel J. Smith disse em seu livro "When I Say NO, I Feel Guilty", que os relacionamentos às vezes se tornam uma tortura quando não conseguimos dizer "não". É importante sabermos identificar esses cenários, que podem ocorrer não só em relações pessoais, mas também nas profissionais.
Por isso, listamos situações em que pessoas emocionalmente inteligentes dizem não no trabalho, segundo os psicólogos Walter Riso, autor do livro "O Direito de Dizer Não", e Tomás Navarro, responsável pela obra "Tus líneas rojas". Confira!
1. Quando não estão qualificados para uma tarefa
Segundo a Universidade de Harvard, pessoas autoconfiantes conseguem reconhecer tanto seus pontos fortes, como habilidades que podem ser aplicadas em diferentes situações, quanto seus pontos fracos.
Uma pessoa com inteligência emocional será capaz de discernir se é ou não capaz de realizar a tarefa que lhe foi solicitada. Se não tivermos formação suficiente para fazê-la, o melhor é dizer não de forma assertiva com uma frase como "Adoraria poder ajudar neste projeto, mas não tenho conhecimentos para o realizar".
2. Quando lhe perguntam isso vai contra seus princípios e valores
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