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Três truques para dizer "não" no trabalho que você também pode usar em seus relacionamentos

Aprenda técnicas simples para dizer "não" de forma assertiva no trabalho e em seus relacionamentos sem sentir culpa.

8 jan 2025 - 17h48
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Foto: Minha Vida

"A única maneira de ter sucesso é aprender a dizer não." Estas são as palavras de Bruce Tulgan, especialista em liderança e fundador da Rainmaker Thinking, uma empresa de treinamento profissional voltada para gestores de negócios.

Na verdade, essa frase poderia ser ouvida em Harvard ou em qualquer escola de negócios, pois a capacidade de dizer "não" e estabelecer limites no trabalho deveria ser ensinada desde cedo, até mesmo nas escolas. Poderíamos até considerá-la um direito, como afirma Manuel J. Smith no livro Quando digo NÃO, sinto-me culpado: "Dizer 'não' sem sentir culpa é um dos direitos que todos temos ao nos comunicar."

Aceitar tudo pode trazer consequências negativas, como o excesso de trabalho, já que quem delega essas tarefas muitas vezes desconhece o quanto realmente podemos ou estamos dispostos a assumir. Além disso, a falta de assertividade dificulta o estabelecimento de limites e pode gerar estresse no ambiente de trabalho. Isso sem mencionar a culpa, a baixa autoestima e níveis mais altos de ansiedade.

E vai além. No livro O direito de dizer não, Walter Riso explica que aprender a dizer "não" é parte fundamental de amar a si mesmo: "Além do autoconceito, da autoimagem, da autoestima e da autoeficácia, devemos valorizar o respeito próprio — aquela ética pessoal que separa o que é negociável do que é inegociável, o ponto sem volta."

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