5 destinos incríveis no Rio Grande do Norte
O estado tem quase 400 km de litoral [...]
Bem ali onde o Brasil faz a curva, tem um Nordeste que a gente custa a acreditar.
Tem rio que parece mar, dunas que rodeiam vilarejos isolados e faixas de areia escondidas que fazem a gente lembrar que o Rio Grande do Norte também vai além das águas de tons cristalinos.
Nos quase 400 km de litoral, é dura a tarefa de escolher o melhor endereço para estender a canga. Mas o Viagem em Pauta dá uma mãozinha, sugerindo cinco destinos incríveis desse estado nordestino.
Península de Galinhos
Litoral Norte
A 170 km de Natal, esse município pesqueiro fica em uma península de areia que avança, entre o mar e o rio, onde é possível fazer passeios de bugues e passar o dia em lagoas rodeadas por dunas.
Principal destino da Costa Branca, Galinhos tem pouco mais de 2.700 habitantes (incluindo o distrito vizinho de Galos) e parece ter dado as costas para o turismo de massa.
Dunas do Rosado
Polo Costa Branca
Para ver dunas fora do eixo do turismo de massa, a parada seguinte é em Areia Branca, a 270 km de Natal, entre a cidade de Porto do Mangue e o vilarejo de Ponta do Mel.
As Dunas do Rosado são montanhas de areia coloridas por sedimentos das falésias vizinhas. Dizem que são rosadas, mas de acordo com a luz do dia, a gente jura que são alaranjadas, avermelhadas ou em tons amarelos.
Com 10 km² de extensão, o local serviu de cenário para as novelas Flor do Caribe e O Clone, e para o filme Maria, mãe do filho de Deus.
Baía Formosa
Na divisa com a Paraíba
No litoral sul do Rio Grande do Norte, a menos de 100 km da capital potiguar, esse município tem 26 quilômetros de praias que podem ser visitadas em passeios de buggy até a Praia do Sagi, na divisa com a vizinha Paraíba.
Outro atrativo é o Farol de Bacopari, construção com 17 metros de altura e alcance de até 30 quilômetros.
Porém, o destaque é a Mata da Estrela, maior reserva de Mata Atlântica do estado e endereço da Lagoa da Coca Cola, que recebe esse nome por conta de suas águas escuras, devido ao solo rico em iodo e ferro, e à pigmentação das raízes das árvores.
Barra do Cunhaú
Caguaretama
Próximo a Pipa, a praia mais famosa do município de Tibau do Sul, carros seguem sobre jangadas rústicas de madeira até a margem seguinte.
Do outro lado do estreito Rio Catú, Barra do Cunhaú dá as costas para o turismo de massa e segue a vida na direção dos ventos.
É nessa vila de pescadores de Caguaretama, cidade a 80 km de Natal, que o rio Curimataú encontra o mar, e os ventos trazem boas notícias para viajantes em busca não só de endereços mais tranquilos, mas também de esportes como kite e windsurf.
Laguna de Guaraíras
Tibau do Sul
Mais do que agito de sua faixa de areia mais famosa, Pipa, a cidade de Tibau do Sul guarda destinos como essa lagoa de águas salgadas.
Fica na APA Bonfim Guaraíras, uma área de mais de 42 mil hectares que abrange outros municípios como Goianinha, Georgino Avelino e Nísia Floresta.
No local, é possível contratar passeios de barco, lancha, canoa e banana-boat.