Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A linguiça é nossa: Blumenau recebe registro de Indicação Geográfica

O produto é feito, exclusivamente, nesse município do Vale do Itajaí [...]

14 fev 2024 - 17h07
Compartilhar
Exibir comentários

Na semana passada, o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) concedeu o registro de Indicação Geográfica (IG) à Linguiça Blumenau, produzida na cidade catarinense homônima.

A partir de agora, isso quer dizer que a linguiça produzida nesse município do Vale do Itajaí carrega "características do seu local de origem, reputação, valor e identidade próprias", diferenciando-se assim de seus similares disponíveis no mercado.

O processo de reconhecimento da IG Linguiça Blumenau, conduzido pelo Sebrae/SC, teve início em 2019, quando empreendedores locais se interessaram pelo tema e perceberam a importância da proteção e da valorização de uma receita regional. 

Foto: Divulgação / Viagem em Pauta

"Ter o registro de IG reforça a identidade e o vínculo do produto com o território, que faz parte da história e do dia a dia da comunidade do Vale e Alto Vale catarinenses", explicou Alan Claumann, gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/SC.

Assim como Claumann também contou, em nota enviada ao Viagem em Pauta, o título beneficia produtores e empreendedores de vários segmentos dessas região que abriga 16 municípios do estado, como o turismo e a gastronomia.

Além da ALBLU (Associação das Indústrias Produtoras de Linguiça Blumenau) e do Sebrae/SC, também estiveram envolvidas no processo de registro a Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina), a Secretaria de Estado da Agricultura e as prefeituras de Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó.

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade