Aeroporto do Recife abre sala para passageiros neurodivergentes
O local tem luzes baixas, projeções nas paredes e até piscina de bolinhas iluminadas [...]
Na última nesta sexta-feira, 4 de abril, o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre inaugurou uma sala multissensorial para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e outras neurodivergências.
O espaço, que faz parte do Programa de Acolhimento ao Passageiro com TEA, do Ministério de Portos e Aeroportos, é considerado o primeiro em aeroportos do Nordeste e conta com luzes mais baixas, projeções nas paredes, piscina de bolinhas, almofadas revestidas com tecidos especiais e até sons de água corrente.
"Além de oferecer uma melhor experiência e a inclusão desse público no modal aéreo, estamos promovendo o debate e a conscientização do tema com a sociedade", descreveu o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em nota enviada ao Viagem em Pauta.
Ainda de acordo com Costa Filho, até o final do ano que vem, 20 novas salas do gênero serão inauguradas no Brasil.
Espaço inclusivo no Aeroporto do Recife
Isolada dos elementos que podem provocar desequilíbrio emocional, a nova sala tem 35 m² e comporta até quatro famílias simultaneamente.
Assim como aponta Greg Marques Pereira, CEO da Neurobrinq, cada item do espaço tem um papel importante para regular o estresse sensorial do passageiro, como sons de água corrente e colunas de bolhas, que têm efeitos relaxantes; iluminação adequada que promove tranquilidade; e a piscina de bolinhas iluminada, que distrai e retira o foco de uma possível angústia relacionada à viagem.
"Abrimos as portas de um ambiente inclusivo, capaz de proporcionar uma viagem tranquila a passageiros que, de outro modo, teriam muita dificuldade em usar o transporte aéreo", analisa Joaquín Rodríguez, diretor-geral da Aena Brasil, operadora aeroportuária que administra o Aeroporto do Recife.
A sala conta também com um guia sobre o passo a passo do processo de embarque e três poltronas similares às de uma aeronave.
"Não saber o que vai ocorrer ou o que terão que fazer é para eles motivo de muito estresse. Tudo isso contribui para uma viagem com menos intercorrências", explica Pereira sobre a previsibilidade de uma nova rotina, tão comum entre pessoas com TEA.
A Sala Multissensorial no Aeroporto do Recife funcionará 24 horas, no Embarque Norte, em frente ao portão B12.
O local foi planejado em parceria com a Neurobrinq, empresa especializada na fabricação de salas multissensoriais, e será implementado nos aeroportos de Uberlândia (MG), Aracaju (SE), Maceió (AL), João Pessoa (PB) e Campo Grande.
No ano passado, o Viagem em Pauta conversou com o cantor e compositor paulista Vitor Fadul, declarado dentro do Transtorno do Espectro Autista.
Na época, o artista contou para a reportagem como se havia preparado para a viagem de 42 dias pela Europa, com o esposo Leandro Karnal.
"Estar ciente de um roteiro pré-definido já alivia parte da ansiedade. Um dos motivos que podem desencadear uma crise é a aleatoriedade das coisas, então busco me precaver e pesquisar bastante para ter o mínimo possível de surpresas", explicou Fadul.
No site do Viagem em Pauta você encontra a reportagem completa com depoimentos de especialistas e dicas do casal Fadul e Karnal para quem viaja com autistas.