PUBLICIDADE

Amsterdã: aplicativo é aliado para planejar visita ao Rijksmuseum

Ferramenta permite criar uma rota passando por todas as obras que você deseja ver no maior museu de arte da Holanda

27 jun 2024 - 15h27
(atualizado às 17h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Visitar museus é uma das melhores formas de absorver o que há de mais rico na arte e cultura locais. O Rijksmuseum, o maior da Holanda, segue esse propósito e vai além: não apenas tem mais de oito mil obras de arte e objetos da história holandesa expostos, como também traz ao público a opção de estar em contato com tudo isso sem sair de casa, através de um aplicativo oficial.

Rijksmuseum é famoso pelas obras de Van Gogh, Vermeer e Rembrandt
Rijksmuseum é famoso pelas obras de Van Gogh, Vermeer e Rembrandt
Foto: Balou46/ / Viagem e Turismo

O aplicativo do Rijksmuseum existe, na versão atualizada, desde 2018 (baixe para Android e iOS). Através dele, dá para fazer tours multimídia virtuais gratuitamente: as milhares de obras podem ser visualizadas online, sem precisar sequer sair do sofá. Mas, se você planejar conhecer Amsterdã, o aplicativo também é uma boa aposta para ter a visita ao museu planejada de antemão.

App é parceiro na visita presencial

Museus podem ser um passeio cansativo em viagens: há muitas galerias para ver e fica fácil perder de vista uma obra importante, mas menos famosa. Para ajudar os visitantes, o Rijksmuseum disponibiliza um mapa no app.

Funciona assim: você pode selecionar suas obras preferidas e o aplicativo fornece as indicações para chegar até a pintura, escultura ou outra parte do acervo. É quase um Google Maps "interno" do Rijksmuseum.

Assim, você não perde de vista obras como De Nachtwacht (A Ronda Noturna) de Rembrandt, De Melkmaid (A Leiteira) de Vermeer, ou o autorretrato de Van Gogh pintado em 1887. De quebra, há a possibilidade de ler mais informações sobre as obras em exposição e seus autores.

Autorretrato de Van Gogh, concluído em 1887, é um dos pontos mais concorridos do museu
Autorretrato de Van Gogh, concluído em 1887, é um dos pontos mais concorridos do museu
Foto: Rijksmuseum/Reprodução / Viagem e Turismo

Outra dica é utilizar a opção "rotas" do aplicativo. Nela, você pode marcar todas as obras que deseja visitar e criar seu próprio itinerário dentro do museu, de uma maneira que faça sentido sem caminhar tanto.

Também é possível explorar os itinerários temáticos criados por outros usuários. Há variedade para todos os gostos: listas com as pinturas que retratam animais, pessoas ou comida, por exemplo.

Também é possível comprar ingressos diretamente no aplicativo e conseguir descontos na loja de lembranças do museu.

Dicas para a visita in loco

O Rijksmuseum é a casa de obras marcantes da história da arte holandesa e europeia. Ao visitar o museu, não deixe de buscar as obras do trio de artistas holandeses mais famosos, já citados: Vermeer, Rembrandt e Van Gogh.

Localizado na Praça dos Museus (Museumplein) de Amsterdã, o Rijksmuseum é vizinho do Museu Van Gogh, do Museu Stedelijk e da sala de concertos Concertgebouw. O prédio é uma obra arquitetônica à parte - e, mesmo que você não seja fã de arte, dá para aproveitar o espaço para fazer um piquenique, visitar o café ou o restaurante do museu, o RIJKS, que tem até estrela Michelin.

Mais de duas milhões de pessoas visitam o Rijksmuseum anualmente - ou seja, é melhor comprar os ingressos com antecedência pelo site oficial. O horário é marcado, sendo que o museu funciona das 9h às 17h. O ingresso para adultos custa € 22,50 (cerca de R$ 135). Abaixo dos 18 anos, a entrada é gratuita.

Veja as melhores opções de voos para Amsterdã

Viagem e Turismo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade