Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aos pés de vulcão, maior feira do continente fica no Equador

A feira fica a 90 km de Quito, no Equador [...]

16 mar 2024 - 08h30
(atualizado em 17/3/2024 às 06h18)
Compartilhar
Exibir comentários

Em um país com 14 nacionalidades e 18 povos indígenas, nada mais normal que Otavalo, a "Capital Intercultural do Equador", seja também endereço da maior feira de artesanato da América do Sul.

A província de Imbabura, no norte do país, guarda a Plaza de Ponchos, onde o milenar povo Kichwa Otavalo, de origem estimada entre 300 e 700 anos a.C., segue produzindo seus famosos artesanatos têxteis.

Aquele colorido mundo andino é conhecido, oficialmente, como Mercado Centenario e é considerado a maior feira artesanal da América do Sul, onde expositores locais vendem tecidos, roupas, chapéus, bolsas, toalhas de mesa e quadros.

Foto: Otavalo.gob.ec/Reprodução / Viagem em Pauta

Embora aconteça também durante a semana, essa feira ao ar livre se agita aos sábados, quando o comércio se estende pelas ruas transversais com mais de três mil expositores, em tendas ('callambas') que tomam toda a cidade.

A atual estrutura da praça data de 1972, porém, essa feira histórica acontece desde 1870, quando o então presidente Gabriel García Moreno decretou a venda de artesanato no local, aos domingos.

Em seu início, o mercado reunia pessoas de diferentes culturas da Amazônia, das serras e da costa equatorianas, que faziam comércio a base de troca com produtores de Otavalo. Porém, atualmente, a cidade recebe comerciantes de todo o país e de vizinhos, como Peru e Bolívia.

Até hoje, o artesanato é a base da economia dos Kichwa Otavalo, um dos maiores grupos étnicos de Otavalo.

Com pouco mais de 100 mil habitantes, o Cantão de Otavalo tem cerca de 50% da sua população de origem indígena, daí sua forte ligação com a arte tecelã que remete ao período pré-inca.

A população local também mantém fortes ligações com o Vulcán Imbabura, formação a 4.640 metros de altitude que pode ser vista, a partir do mirante do lago San Pablo, conhecido pelas margens com totora, planta nativa aquática da região.

Foto: Wikimedia Commons / Viagem em Pauta

Mercado Centenario/Plaza de Ponchos

ONDE

A feira principal acontece no centro de Otavalo, nas ruas Sucre e Salinas, e tem entrada gratuita.

COMO CHEGAR

Otavalo fica a 90 km de Quito, aproximadamente, uma viagem de cerca de duas horas. Os ônibus saem do Terminal Terrestre de Carcelén, ao norte da capital equatoriana.

QUANDO

Diariamente, das 7h às 18h.

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade