Autódromo de Interlagos recebe nova edição do Lollapalooza: veja curiosidades
Até 1936, São Paulo tinha provas de automobilismo nas ruas [...]
Até 1936, São Paulo realizava suas provas de automobilismo nas ruas.
Mas desde que a francesa Hellé Nice se acidentou no GP Cidade de São Paulo, matando seis pessoas e ferindo outras 30, naquele mesmo ano, a maior cidade do Brasil ganhou uma pista para chamar de sua.
Apesar das primeiras corridas terem sido em 1939, meses antes da inauguração adiada duas vezes por conta das chuvas que alagaram a pista, o Autódromo de Interlagos foi inaugurado, em 12 de maio de 1940, para um público de 15 mil pessoas que assistiram às duas provas realizadas numa pista de 7.960 metros.
Quem diria que, mais de 80 anos depois, o local veria também shows de rap, trio elétrico e punk rock.
Desde sua inauguração, o autódromo já teve corridas de longa duração ("24 horas de Interlagos"), foi declarado patrimônio público de São Paulo e sediou provas emocionantes de Fórmula 1. Foi ali também que Ayrton Senna venceu, pela primeira vez, no próprio país.
"O Circuito de Interlagos é um marco na história da F1 e na vida de Ayrton. É um lugar de referência para cada brasileiro, servindo de inspiração às suas conquistas pessoais", diz Viviane Senna, em depoimento para o site do Autódromo de Interlagos.
Curiosidades do Autódromo de Interlagos
Projetado com uma pista inicial de quase oito quilômetros de extensão, Interlagos foi perdendo suas dimensões, ao longo dos anos, e hoje possui um circuito de 4.309 metros, como plano de adaptação das exigências da organização da Fórmula 1.
Atualmente, o circuito conta com 11 curvas e pista com larguras que variam de 12 a 15 metros.
Com quatro vitórias no local, o alemão Michael Schumacher é o piloto que mais venceu os Grandes Prêmios de Fórmula 1 em Interlagos.
Entre os brasileiros, estão Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna (duas vezes cada um), Felipe Massa (2006 e 2008) e José Carlos Pace que, após dez anos da conquista do título, em 1975, emprestou seu nome para Interlagos, que passaria a se chamar Autódromo Municipal José Carlos Pace.
Atualmente, suas pistas abrigam também competições de Fórmula Vee (carros de menor custo), Fórmula Truck (caminhões de corrida), Stock Car (carros de passeios modificados) e Super Bike (motocicletas).
O complexo abriga também outras áreas, como o 'retão de arrancadas', uma pista off-road e o kartódromo Ayrton Senna, considerado o berço de formação de pilotos.
Mais do que corridas
Entre as diversas reformas pelas quais passou, a partir dos anos 60, a mais recente transformou o Autódromo de Interlagos em um espaço multiuso, como lançamentos de carros, shows e até carnaval fora de época.
Em 2019, o então prefeito Bruno Covas propôs a concessão do autódromo para a iniciativa privada, após o polêmico projeto de lei 705/17 em que o prefeito de São Paulo, na época, João Doria, autorizava a alienação do Complexo Interlagos, no âmbito do Plano Municipal de Desestatização.
Neste ano, por exemplo, o festival de música Lollapalooza acontece no autódromo, entre os dias 22 e 24 de março, cujo line-up terá, entre outros artistas, os brasileiros Gilberto Gil, Marcelo D2, Baianasystem e Tulipa Ruiz.
Em 2024, o autódromo tem também eventos como a Copa Brasil de Automobilismo, em 12 de maio, o 33º Passeio do Fusca Clube do Brasil (30/5), o festival de música Primavera Sound (30/11) e, claro, o cobiçado Grande Prêmio de F1, entre os dias 1 e 3 de novembro.
Pouca gente sabe, mas todo o entorno do autódromo é um parque público de livre acesso. Já na área interna fica uma APP (Área de Preservação Permanente) com cerca de 20 mil m², três nascentes e um lago de 30 mil m².
SAIBA MAIS
Autódromo de Interlagos
Avenidav Senador Teotônio Vilela, 261 - Interlagos
autodromodeinterlagos.com.br