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Aviões a jato são proibidos de pousar em Fernando de Noronha

Restrições começaram em 12 de outubro para prevenir acidentes na pista de pouso, que passará por obras

6 out 2022 - 19h07
(atualizado em 15/12/2022 às 14h34)
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Desde quarta-feira (12), as aeronaves a jato estão proibidas de aterrisar no aeroporto de Fernando de Noronha por problemas na pista. A restrição da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) foi divulgada no dia 5 de outubro e, de acordo com a portaria, visa evitar acidentes, uma vez que o aeroporto precisa passar por obras.

Dois Irmãos, Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil
Dois Irmãos, Fernando de Noronha, Pernambuco, Brasil
Foto: Gonzalo Azumedi/Getty Images / Viagem e Turismo

Até lá, aviões a jato só frequentarão a ilha em duas situações excepcionais: emergências médicas ou transportes de valores. Antes da proibição, Fernando de Noronha recebia cinco voos por dia de segunda a sexta-feira: quatro com aeronaves a jato da Azul e um com Boeing da Gol. Aos sábados, a Azul operava um de seus voos com uma avião ATR, que continua sendo permitido.

Posicionamento das companhias aéreas

A Azul informou que irá reacomodar os clientes em outros aviões para continuar voando para Fernando de Noronha. Os aviões a jato, que tinham capacidade para até 136 passageiros, serão substituídos por aeronaves ATR 72-600, para até 70 pessoas. Além disso, como as aeronaves ATR 72-600 possuem menor autonomia de voo, rotas que antes eram diretas agora serão realizadas com uma ponte em Recife. É o caso, por exemplo, da viagem entre o aeroporto de Viracopos, em Campinas, e Fernando de Noronha.

Com essas mudanças, a Azul terá dez voos diários (cinco em cada sentido) entre Recife e Noronha durante o mês de outubro.  A partir de novembro, o número aumentará para 16 voos diários (oito em cada sentido). A venda das passagens foi retomada na quarta-feira (12), já com os ajustes feitos. 

Gol, por outro lado, não possui em sua frota aviões nos modelos turboélices que possam aterrisar em Fernando de Noronha. Por isso, os clientes que estavam com as passagens compradas terão o voo adiado ou o bilhete reembolsado sem custos adicionais.

Uma novidade é que a Voe Pass recebeu autorização para operar dois voos diários entre Recife e Fernando de Noronha, a partir da primeira quinzena de janeiro de 2023. A aeronave utilizada será uma ATR, com capacidade para 70 passageiros.

Recapeamento

As obras de restauração no Aeroporto Governador Carlos Wilson, em Fernando de Noronha, começaram no dia 6 de outubro. A primeira etapa está prevista para acontecer em 90 dias e inclui os reparos na pista de pouso e decolagem. A segunda fase deve se estender por um ano e vai reformar o estacionamento de aviões, as pistas de rolamento e o sistema de drenagem, além de ampliar a capacidade da pista. O investimento será de mais de R$ 61 milhões.

Viagem e Turismo
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