Bandeirante é tema de roteiro turístico no interior de SP
São 9 destinos, entre 40 e 140 km de distância da capital [...]
Embora a história dessa figura polêmica passou a ser questionada (e revisada), o bandeirante, como eram chamados os sertanistas da época colonial, inspiram um roteiro turístico por nove destinos do interior do estado de São Paulo.
Com distâncias entre 40 e 140 quilômetros da capital paulista, a Região Turística Roteiro dos Bandeirantes abrange os municípios Araçariguama, Cabreúva, Itu, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Salto, Santana de Paranaíba, São Roque e Tietê.
Confira destaques da rota:
Turismo bandeirante
* as distâncias de São Paulo são aproximadas
Santana de Parnaíba
(40 km da capital)
Sem dúvida, a atração é o centro histórico desse município com mais de 200 casarões dos séculos XVII ao XIX, tombados pelo Patrimônio Histórico estadual. O destino tem o maior conjunto arquitetônico tombado e preservado do Estado de São Paulo e cabe muito bem num bate e volta, no final de semana.
Araçariguama
(54 km da capital)
Um dos atrativos é a Estrada de Araçariguama (Estrada Vicinal Ubaldo Lolli, em direção à Pirapora), onde é possível ver um avião da extinta VASP no alto do morro, além de uma réplica em miniatura da Torre Eiffel para homenagear o pai da aviação, Santos Dumont.
Pirapora do Bom Jesus
(55 km da capital)
A "Cidade da Fé Viva" recebe 600 mil visitantes por ano, graças ao seu Santuário Cristocêntrico, o primeiro do gênero no Brasil. O destino se destaque também pelo Santuário do Bom Jesus, de arquitetura jesuítica.
São Roque
(60 km da capital)
Essa estância turística de clima serrano, que recebe mais de 600 mil visitantes por ano, é destino indicado para quem quer fazer turismo rural. Tem também boa infraestrutura hoteleira e gastronômica, com destaque para o Roteiro do Vinho.
Cabreúva
(75 km da capital)
Nem parece, mas essa cidade de cerca de 50 mil habitantes é cheia de atrativos turísticos para quem curte arquitetura, gastronomia, ecoturismo, turismo religioso no Templo Budista pela Paz Mundial e turismo rural em sítios com produção artesanal de doces caseiros e cachaças.
Itu
(100 km da capital)
A tradicional "Cidade dos Exageros" é conhecida também pela grande variedade de atrativos históricos, como fazenda temática, igrejas e museus dedicados à Convenção de Itu, que deu início ao movimento republicano brasileiro, daí o apelido "Berço da República".
Salto
(100 km da capital)
Às margens do Rio Tietê, abriga conjunto arquitetônico dos primórdios da industrialização paulista, a partir do século XIX. Mas a cidade ficou famosa pelo Mirante da Ponte Estaiada, do onde se tem vista panorâmica, com acesso por um elevador de 12 andares, e pelo Parque da Rocha Moutonnée, formação de granito da Era Paleozóica, entre 270 e 350 milhões de anos atrás.
Porto Feliz
(120 km da capital)
O destaque turístico da cidade é o Parque das Monções, tombado pelo Condephaat, à margem esquerda do sinuoso rio Tietê.
Tietê
(140 km da capital)
Terra do bandeirantes, é conhecida por seus atrativos históricos preservados, reservas ambientais e trilhas ecológicas.