Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bandeirante é tema de roteiro turístico no interior de SP

São 9 destinos, entre 40 e 140 km de distância da capital [...]

4 out 2024 - 09h52
Compartilhar
Exibir comentários

Embora a história dessa figura polêmica passou a ser questionada (e revisada), o bandeirante, como eram chamados os sertanistas da época colonial, inspiram um roteiro turístico por nove destinos do interior do estado de São Paulo.

Com distâncias entre 40 e 140 quilômetros da capital paulista, a Região Turística Roteiro dos Bandeirantes abrange os municípios Araçariguama, Cabreúva, Itu, Pirapora do Bom Jesus, Porto Feliz, Salto, Santana de Paranaíba, São Roque e Tietê.

Confira destaques da rota:

Praça da Matriz, em Itu
Praça da Matriz, em Itu
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

Turismo bandeirante

* as distâncias de São Paulo são aproximadas

Santana de Parnaíba

(40 km da capital)

Sem dúvida, a atração é o centro histórico desse município com mais de 200 casarões dos séculos XVII ao XIX, tombados pelo Patrimônio Histórico estadual. O destino tem o maior conjunto arquitetônico tombado e preservado do Estado de São Paulo e cabe muito bem num bate e volta, no final de semana.

Araçariguama

(54 km da capital)

Um dos atrativos é a Estrada de Araçariguama (Estrada Vicinal Ubaldo Lolli, em direção à Pirapora), onde é possível ver um avião da extinta VASP no alto do morro, além de uma réplica em miniatura da Torre Eiffel para homenagear o pai da aviação, Santos Dumont.

Pirapora do Bom Jesus

(55 km da capital)

A "Cidade da Fé Viva" recebe 600 mil visitantes por ano, graças ao seu Santuário Cristocêntrico, o primeiro do gênero no Brasil. O destino se destaque também pelo Santuário do Bom Jesus, de arquitetura jesuítica.

Morro do Sabó, em São Roque
Morro do Sabó, em São Roque
Foto: Creative Commons / Viagem em Pauta

São Roque

(60 km da capital)

Essa estância turística de clima serrano, que recebe mais de 600 mil visitantes por ano, é destino indicado para quem quer fazer turismo rural. Tem também boa infraestrutura hoteleira e gastronômica, com destaque para o Roteiro do Vinho.

Cabreúva

(75 km da capital)

Nem parece, mas essa cidade de cerca de 50 mil habitantes é cheia de atrativos turísticos para quem curte arquitetura, gastronomia, ecoturismo, turismo religioso no Templo Budista pela Paz Mundial e turismo rural em sítios com produção artesanal de doces caseiros e cachaças.

Itu

(100 km da capital)

A tradicional "Cidade dos Exageros" é conhecida também pela grande variedade de atrativos históricos, como fazenda temática, igrejas e museus dedicados à Convenção de Itu, que deu início ao movimento republicano brasileiro, daí o apelido "Berço da República".

Foto: Mariordo/Creative Commons / Viagem em Pauta

Salto

(100 km da capital)

Às margens do Rio Tietê, abriga conjunto arquitetônico dos primórdios da industrialização paulista, a partir do século XIX. Mas a cidade ficou famosa pelo Mirante da Ponte Estaiada, do onde se tem vista panorâmica, com acesso por um elevador de 12 andares, e pelo Parque da Rocha Moutonnée, formação de granito da Era Paleozóica, entre 270 e 350 milhões de anos atrás.

Porto Feliz

(120 km da capital)

O destaque turístico da cidade é o Parque das Monções, tombado pelo Condephaat, à margem esquerda do sinuoso rio Tietê.

Tietê

(140 km da capital)

Terra do bandeirantes, é conhecida por seus atrativos históricos preservados, reservas ambientais e trilhas ecológicas.

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade