Barra do Cunhaú: o Rio Grande do Norte que você precisa conhecer
Fica a ceca de 10 km da Praia de Pipa [...]
A vizinha Praia de Pipa, em Tibau do Sul, segue no seu estilo hedonista de receber visitantes com suas baladinhas pé na areia, boutiques de espírito flower power e restaurantes de cardápio de cifras elevadas.
Mas do outro lado do Rio Catú, onde carros seguem sobre jangadas rústicas de madeira até a margem seguinte, a Barra de Cunhaú segue na direção (e no ritmo) dos ventos.
Essa simpática vila de pescadores no município de Canguaretama, a 80 km de Natal, é um dos cenários pouco conhecidos (pelo menos, entre viajantes do lado de cá do Brasil) nos cerca de 400 km do litoral potiguar.
Barra do Cunhaú
Para um primeiro contato, comece com o passeio de barco pelo Rio Cunhaú, em que os passageiros visitam manguezais, fazem trilhas curtas e conhecem a (quase) deserta Praia da Restinga, conhecida também como Praia do Outro Lado, já em território da vizinha Baía Formosa.
Se o programa do dia for fazer nada, contrate alguma das pequenas embarcações no centro do vilarejo e peça para desembarcar em algumas das praias desertas da margem direita do Rio Curimataú. Seja qual for o endereço, a sensação é sempre a de ser o primeiro turista naquelas terras alagadas e protegidas dos ventos.
Entre as faixas de areia mais populares do destino estão a Praia da Barrinha, no encontro do Rio Catú com o mar, separando as terras quilombolas de Sibaúma; Praia da Boca da Barra, endereço dos kitesurfistas, cuja extensa faixa de areia dá acesso a maioria das praias locais, como a do Pontal, com 5 km de extensão, águas calmas e piscinas naturais.
Com ventos fortes e constantes, em área de mar aberto, Barra do Cunhaú é conhecida também pelo banco de areia que separa o mar do rio e cria condições perfeitas para praticantes iniciantes e profissionais do kitesurf.
Polo da produção de camarões em cativeiro, uma das principais fontes de renda, assim como o turismo, Barra do Cunhaú é um dos principais produtores de camarão do Brasil, onde é possível conhecer fazendas de cultivo desse crustáceo.
No extremo sul do estado, no limite com a Paraíba e a 110 km de João Pessoa, Baía Formosa é outro município que está no roteiro de quem visita Barra do Cunhaú, cuja principal atração é a Lagoa da Coca-Cola, na Mata da Estrela.
O nome popular da Lagoa da Araraquara se deve às suas águas escuras, alteradas pelo solo rico em iodo e ferro, e à pigmentação das raízes das árvores. A atração é procurada pelos que acreditam que suas águas curam e rejuvenescem.
Baía Formosa
Em 2021, essa cidade no litoral sul potiguar foi notícia mundial.
A menos de 100 km de Natal, Baía Formosa é a terra natal de Ítalo Ferreira, o primeiro surfista a ganhar medalha de ouro pelo esporte, nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
O destino tem 26 quilômetros de praias que podem ser visitadas em passeios de buggy até a Praia do Sagi, na divisa com a vizinha Paraíba.
É ali que fica também a Mata da Estrela, maior reserva de Mata Atlântica do estado e endereço da Lagoa da Coca Cola, que recebe esse nome por conta de suas águas escuras, devido ao solo rico em iodo e ferro, e à pigmentação das raízes das árvores.
SAIBA MAIS
Como chegar
A 10 km da Praia de Pipa, aproximadamente, a Barra do Cunhaú fica no município de Canguaretama, no sul do estado, e tem acesso pela BR-101.
De Canguaretama, o motorista deve seguir por mais cerca de 13 km, na RN-269 até o litoral.
Site oficial do Rio Grande do Norte: visiteriograndedonorte.rn.gov.br