No Ceará, Carnaval ignora samba e traz astros do jazz e blues
A cerca de 90 quilômetros de Fortaleza, numa região serrana e de Mata Atlântica chamada Maciço de Baturité, Guaramiranga oferece uma opção diferente para o Carnaval: 2009 é o décimo ano em que a cidade sedia um festival de jazz e blues durante a época da festa e, de acordo com as últimas edições, mais de 10 mil pessoas se juntam aos cerca de 5 mil habitantes do município.
» Veja fotos do festival
Artistas nacionais e internacionais se apresentam no palco do Festival Jazz & Blues entre 21 e 24 de fevereiro. Entre os estrangeiros, o destaque é o gaitista belga Toots Thielemans. Aos 86 anos, o músico atravessou o século 20 gravando ou se apresentando ao lado de gigantes como Benny Goodman, Miles Davis e Ella Fitzgerald, além de participar em trabalhos de Elis Regina e Ivan Lins.
Entre os brasileiros, tomam a cena artistas como o sanfoneiro pernambucano Dominguinhos, o baixista cearense Nélio Costa, e os paulistas Paulo Meyer, bluesman fundador da banda Expresso 2222, a cantora Ná Ozzetti, o trio do pianista Benjamin Tabuaktin, e o também pianista César Camargo Mariano, produtor e arranjador de artistas como Chico Buarque, Ney Matogrosso, Gonzaguinha, Rita Lee e Nara Leão.
A região
Conhecida como "cidade das flores", por sua paisagem, Guaramiranga fica no norte do Ceará e, junto com 12 outros municípios, compõe a região do Maciço do Baturité. Uma das principais atrações naturais do local é o Pico Alto, que tem 1.115 metros e é o segundo ponto mais alto do Estado.
Para receber os turistas, Guaramiranga conta com hotéis e pousadas, mas os moradores costumam alugar suas casas. Para mais informações sobre alojamento, pode-se contatar a produtora do festival pelo telefone (85) 3262-7230. Também há indicações no site www.jazzeblues.com.br.