Museu em Porto Alegre é um dos melhores do país
Prestes a completar um ano, o museu da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, ecoa elogios na crítica especializada. E não é só pelas obras do mestre do expressionismo brasileiro, mas também pelo design do prédio, projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza Vieira.
» vc repórter: mande fotos
e notícias
O projeto do museu foi premiado antes mesmo de sua inauguração. Em 2002, a maquete do prédio recebeu o troféu Leão de Ouro na Bienal de Arquitetura de Veneza. Além de desenhar a estrutura em concreto branco, Vieira cuidou pessoalmente dos detalhes da decoração - do mobiliário à sinalização -, tudo para dar harmonia ao conjunto.
O resultado é uma obra de linhas delicadas e elegantes, localizada às margens do Rio Guaíba e cercada de ampla área verde. Quase uma escultura, ela explora com cuidado luz, textura e espaço para favorecer a relação entre o espectador e a obra de arte. Isso é, em muito, fruto da experiência que Siza Vieira tem com museus - ele assina o Museu Serralves, na cidade do Porto, e o Centro Galego de Arte Contemporânea, em Santiago de Compostela.
Quando morreu, Iberê Camargo deixou aos cuidados de sua família um fascinante conjunto de obras, administrado pela fundação que leva o seu nome. São esses cerca de 4.000 desenhos, pinturas, guaches e gravuras formam o acervo do museu gaúcho, se revezando nas nove salas de exposição com mostras temporárias de outros artistas de referência.
Para comemorar o primeiro aniversário de sua sede, a Fundação Iberê Camargo vai promover uma série de atividades no museu. Para saber mais, visite o site www.iberecamargo.org.br.