Script = https://s1.trrsf.com/update-1738077909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cinemateca Brasileira apresenta mostra com filmes do Mazzaropi

A mostra segue em São Paulo até o dia 9 de fevereiro [...]

27 jan 2025 - 06h04
Compartilhar
Exibir comentários

A partir do próximo dia 29 de janeiro, a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, abre sua programação de 2025 com a Retrospectiva Mazzaropi, uma mostra com 18 filmes de um dos mais conhecidos artistas do cinema nacional.

A mostra celebra a finalização do projeto "Digitalização e Difusão de Obras de Amácio Mazzaropi", que digitalizou seis filmes de Mazzaropi, cujas novas cópias digitais serão exibidas pela primeira vez ao público durante a retrospectiva.

Entre os clássicos que o público poderá ver estão títulos como 'Jeca Tatu', 'Sai da Frente' e 'O Corintiano', entre outros.

Foto: BCC/Acervo Cinemateca Brasileira / Viagem em Pauta

Amácio Mazzaropi

O ator, humorista, roteirista e produtor Amácio Mazzaropi (1912-1981) ficou conhecido pelo seu personagem caipira, em comédias leves e divertidas, muitas vezes permeadas por um toque de melodrama. Suas obras inclusive abordavam temas e debates relevantes, como racismo, reforma agrária, injustiças sociais e a relação entre campo e cidade.

Esse artista paulistano começou a carreira em 1926, ao ingressar em uma trupe circense e permanecer no teatro até 1946, quando foi contratado pela Rádio Tupi para protagonizar um programa dedicado ao público que migrava do interior para a capital de São Paulo.

A entrada na Companhia Cinematográfica Vera Cruz seria em 1951, quando estreou no cinema com o filme 'Sai da frente' (1952), que aliás irá abrir a retrospectiva, na Cinemateca.

Além das sessões, o evento terá o debate "Vida e obra de Amácio Mazzaropi", com a presença de Cláudio Marques Luiz, Paulo Duarte e Celso Sabadin, com transmissão ao vivo no canal YouTube da Cinemateca Brasileira.

O projeto, aprovado por edital da Lei Paulo Gustavo, pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, teve investimento de R$ 200 mil para digitalização de seis filmes do Mazzaropi e contará com mostras e debates em 2025, tanto na sede da Cinemateca Brasileira, na capital, como no Museu Mazzaropi, em Taubaté.

Foto: BCC/Acervo Cinemateca Brasileira / Viagem em Pauta

SAIBA MAIS

Retrospectiva Mazzaropi

Na Área Externa e na Sala Grande Otelo da Cinemateca Brasileira

(Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana São Paulo/SP)

De 29 de janeiro a 9 de fevereiro de 2025, com sessões em diferentes horários, entre 15:00 e 20:00.

A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.

cinemateca.org.br

Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade