Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como é a Trilha da Cachoeira da Torre, no ABC paulista

São 9 km de caminhada, em cerca de 6 horas [...]

23 jan 2025 - 07h54
Compartilhar
Exibir comentários

Em pleno Parque Estadual Serra do Mar, entre o ABC paulista e a Baixada Santista, fica uma São Paulo escondida com vista para o litoral e poços d'água para banhos, rodeados por Mata Atlântica preservada.

O Caminhos do Mar, no Núcleo Itutinga-Pilões do PESM, conta com três diferentes roteiros de visitação, voltados não só para amantes de história mas também de aventura.

Mais conhecida como Estrada Velha de Santos, a rota corta a Serra do Mar e tem 8 km de extensão, entre São Bernardo do Campo e Cubatão, com destaques para a Calçada do Lorena, um caminho pavimentado em pedras de 3,5 km, e para os monumentos históricos, como o Belvedere Circular, Cruzeiro Quinhentista e o Rancho da Maioridade.

Trilha da Cachoeira da Torre
Trilha da Cachoeira da Torre
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

Roteiro Aventura

A Trilha da Cachoeira da Torre, reinaugurada em 2022 pela concessionária do parque, a Parquetur, é um olhar diferente sobre São Paulo, onde é possível ver a Baixada Santista, em dias de céu limpo, e se refrescar no Rio do Ouro.

Conhecida também como Trilha dos Sete Morros, essa caminhada exigente é acessada apenas pela Portaria de São Bernardo do Campo (Rod. SP 148 - Estrada Caminho do Mar, Km 42) e se caracteriza pela quantidade de subidas e descidas.

São cerca de 9 km (ida e volta), que costumam ser percorridos em 6h, de acordo com o preparo do visitante, obrigatoriamente, com o acompanhamento de um guia do parque.

A atividade tem limitação de visitantes por dia (grupo de 2 a 70 pessoas por visita) e para realizá-la é necessário comprar agendar o passeio com no mínimo 3 dia antes da data de visita, exclusivamente no site (caminhosdomar.com.br). A única saída diária tem concentração sempre às 8h.

É preciso lembrar, porém, que a cachoeira que dá nome à trilha não tem acesso e não é possível ser avistada, devido à sua localização.

VEJA VÍDEO

Roteiro Ecoturístico

Essa caminhada pela Calçada do Lorena tem 3,5 km de extensão, em meio a uma via de pedras de 1792, considerada o primeiro caminho pavimentado entre o planalto e o litoral paulista.

O local, que abriga também o Monumento ao Pico, marco do início do trecho de serra, é conhecido como a antiga via de mercadorias no período colonial e por onde D. Pedro I passou para proclamar a Independência do Brasil, em 1822.

De dificuldade moderada, a trilha de 7 km (ida e volta) e 2 horas de duração é autoguiada e pode ser acessada tanto pela Portaria de São Bernardo do Campo quanto pela de Cubatão (Rod. SP 148 - Estrada Caminho do Mar, Km 50).

O caminho está aberto a partir das 8h, com limite de entrada para inicio até às 14h, e não exige agendamento prévio.

    Roteiro Histórico

    Essa trilha autoguiada tem 16 km (ida e volta) e costuma ser feita entre 2 e 4 horas, cujos visitantes contam com apoio do transporte interno do parque para a subida e/ou descida da trilha (ingresso à parte).

    Apesar de sua extensão, é considerada uma caminhada de dificuldade leve por um caminho asfaltado da antiga Estrada Velha de Santos, com acesso a mirantes para a Baixada Santista e 7 monumentos históricos (Pouso Paranapiacaba, Ruínas, Belvedere Circular, Rancho da Maioridade, Padrão do Lorena, Pontilhão Raiz da Serra e Calçada do Lorena.

    Por questões de segurança, as quedas de água desse trajeto são apenas contemplativas.

    Não é preciso agendamento prévio e o acessos podem ser pelas prtaria de SBC e a de Cubatão.

    Calçada do Lorena
    Calçada do Lorena
    Foto: Divulgação / Viagem em Pauta
    Viagem em Pauta
    Compartilhar
    Publicidade
    Seu Terra












    Publicidade