Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como é a trilha do Pico Pão de Açúcar, no Saco do Mamanguá

Fica na vila de Paraty-Mirim, no litoral sul do Rio de Janeiro [...]

2 jan 2025 - 09h42
(atualizado às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Acessível apenas por barco ou trilha, o Saco do Mamanguá é um braço de mar com oito km de extensão e mais de 30 praias de águas mansas, represadas por montanhas.

Mas é lá do alto que a gente tem a dimensão desse atrativo natural na vila de Paraty-Mirim, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Para isso, seu caminho é a trilha de acesso ao Pico do Pão de Açúcar, cuja subida de uma hora deixa Paraty aos nossos pés.

Saco do Mamanguá
Saco do Mamanguá
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta

No entanto, não se deixe enganar com a curta extensão.

Da Praia do Cruzeiro até o Pico do Pão de Açúcar, rocha que leva esse nome em homenagem ao morro homônimo da capital fluminense, são cerca de 400 metros de ganho de elevação, em uma trilha íngreme sem sinalização e por mata fechada.

A caminhada de 1,4 km de extensão tem mirantes naturais que ajudam a renovar o fôlego, antes da parada final. A entrada gratuita e a contratação de guia é opcional.

Algumas das atrações do Saco do Mamanguá são o Restaurante do Dadico, há mais de duas décadas na praia do Pontal, conhecido pelas mesas sobre um píer com vista para o mar, e a Cachoeira do Rio Grande, com acesso apenas em botes ou caiaques até o início da trilha curta que leva a um poço protegido por mata fechada.

O passeio vale mais pela navegação no sinuoso canal em área de manguezal do que pela cachoeira em si, cujas águas mais frias e escuras podem frustrar quem chega a essa pequena queda d'água.

Saco do Mamanguá
Saco do Mamanguá
Foto: Eduardo Vessoni / Viagem em Pauta
Viagem em Pauta
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade