Script = https://s1.trrsf.com/update-1736170509/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Como organizar uma viagem de férias em julho com a família

Vai aproveitar o recesso escolar das crianças para fazer uma viagem em família no meio do ano? Confira essas dicas para ter uma experiência

29 jun 2023 - 15h53
Compartilhar
Exibir comentários
Férias em família: veja dicas de como se planejar
Férias em família: veja dicas de como se planejar
Foto: PeopleImages

Piscamos os olhos e já estamos em julho, época em que a maioria das escolas, faculdades e outras instituições de ensino entram de recesso o que permite, portanto, que a tão sonhada "férias em família” saia do papel. Não sabe nem por onde começar o planejamento? A gente separou 10 dicas para te ajudar nessa missão. Veja:

Como planejar uma viagem nas férias?

Primeiro passo: crie uma lista e divida a viagem em tópicos, incluindo roteiro, despesas, período, opções de hotel e por aí vai... Ter um checklist ajuda a diminuir os erros, a organizar o futuro e a manter o foco.

Escolha um destino adequado para a família 

Considere as preferências de todos os membros da família ao escolher o destino. Pense em atividades que possam ser desfrutadas por adultos e crianças, como parques temáticos, praias, parques naturais ou cidades com atrações familiares.

Se a intenção é descansar, de nada adianta ir para um cruzeiro cheio de atividades – a mesma coisa com quem quer fugir das telas (e levar os pequenos junto); procure ambientes em meio à natureza, com atividades ao ar livre e que permita que as crianças fiquem “off-line”.  

Defina a duração da viagem

Decida quantos dias vocês terão disponíveis para a viagem e leve em conta o tempo de deslocamento. Certifique-se de que o período seja suficiente para aproveitar o destino escolhido sem se sentir apressado.

Faça pesquisas prévias

Nada mais desgastante emocionalmente do que ser pego de surpresa! Então, para evitar esse esforço mental, explore o destino escolhido com antecedência. Leia reviews, acesse as redes sociais, procure informações na internet, veja vídeos de pessoas que já ficaram no mesmo lugar.

Pesquise desde as acomodações até as atividades, além de restaurantes e pontos turísticos que possam interessar à família. Não deixe para fazer isso em cima da hora! Crie um itinerário básico para ter uma ideia de como serão os dias da viagem.

Considere o orçamento

Estabeleça um orçamento para a viagem e tente se manter dentro dele. Por isso a importância do planejamento, assim você evita gastar a mais com detalhes ou programações que você ainda não levado em conta.

Pesquise opções de hospedagem, transporte e atividades que se encaixem nas suas possibilidades financeiras. Ah, lembre-se também de incluir uma reserva para despesas extras imprevistas.

Envolva as crianças no planejamento

Essa dica é para os papais novatos!

Deixe as crianças participarem do planejamento da viagem, perguntando sobre seus interesses e preferências. Isso ajudará a mantê-las animadas e engajadas. Eles podem pesquisar sobre atrações, ajudar a fazer uma lista de itens para levar na viagem ou até mesmo planejar uma atividade especial.

Faça as reservas com antecedência

Para evitar surpresas desagradáveis, como falta de disponibilidade ou preços elevados, faça as reservas de passagens, hospedagem e ingressos com antecedência. Isso também permite aproveitar descontos e promoções.

Não deu tempo? Procure na internet roteiros alternativos aos lugares mais turísticos, olhe hospedagens em sites não-convencionais e, caso os gastos saiam de controle, não tem nenhum problema em pular atividades ou cozinhar alguns dias em casa. Só não desista por causa disso.

Prepare uma lista de itens essenciais

Crie uma lista de itens que vocês precisam levar na viagem, como roupas adequadas, medicamentos, documentos importantes, brinquedos e jogos para entreter as crianças durante os deslocamentos.

Organize o transporte

Decida qual será o meio de transporte utilizado; pode ser avião, trem, carro ou ônibus. Planeje o transporte para chegar ao destino e, se necessário, considere alugar um carro ou utilizar serviços de transporte local.

Priorize atividades em família

Reserve um tempo para atividades em família (afinal de contas, essa é a parte mais legal de uma viagem em família).

Caminhadas, jogos de tabuleiro, jantares em família e explorar novos lugares juntos podem ser boas opções de atividades em grupo. O importante é aproveitar o tempo junto para se conectar e criar memórias.

Esteja preparado para imprevistos

Mas, lembre-se sempre: embora você possa planejar cuidadosamente, é normal que imprevistos também aconteçam. Esteja preparado para lidar com situações inesperadas, como mudanças climáticas, atrasos ou cancelamentos de voos. Tente lidar com essas alterações "na boa”, até para não estressar ainda mais os pequenos.

Anotou as dicas? Agora é só preparar as malas!

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade