Confira as novidades das companhias aéreas que atuam no Brasil
Chile, Aruba e Europa são as novas opções de voos [...]
Com números de viagens próximos aos da pré-pandemia, as companhias aéreas vão retomando suas viagens com novidades em rotas pelo Brasil.
A mais recente delas, embora para uma parcela restrita da população, é o Voa Brasil, programa que pretende atingir cerca de 1,5 milhão de novos brasileiros com a venda de passagens a R$ 200 (por trecho e sem taxa de embarque, que varia de acordo com o aeroporto).
Nessa primeira fase, a iniciativa é apenas para aposentados do INSS, independentemente da faixa de renda, que não tenham voado por qualquer companhia aérea, nos últimos 12 meses.
No site do Viagem em Pauta (viagemempauta.com.br) você encontra mais detalhes do programa.
Outra boa notícia do mundo da aviação foi a reabertura do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), cujo setor internacional abrigará os processo de check-in, despacho de bagagem e inspeção de segurança.
No entanto, os pousos e decolagens dos aviões seguem ocorrendo na Base Aérea de Canoas, cujo transporte sairá do Salgado Filho, após os procedimentos normais de segurança.
Confira novidades das companhias aéreas
GOL E AZUL
No mês passado, as duas empresas anunciaram o acordo de cooperação comercial que conecta suas malhas por meio de um acordo de compartilhamento de voos.
Desde o dia 11 de julho, 40 rotas não sobrepostas estarão disponíveis para vendas nos canais das duas companhias aéreas.
Entre os 20 itinerários operados pela GOL estão, entre outras, as rotas: Belém-Rio Branco, Confins-São José dos Campos, Juazeiro do Norte-Galeão, Pato Branco-Brasília, São Gabriel da Cachoeira-Guarulhos e Tabatinga-Guarulhos.
AZUL
Nesta segunda-feira, 5 de agosto, a empresa anunciou uma série de rotas com destino à capital paraguaia, saindo de Florianópolis (SC), às quartas e aos domingos; do Recife (PE), aos domingos; de Curitiba (PR), às terças e sábados; e Campinas (SP), às segundas e sextas-feira.
A nova rota Brasil-Assunção será operada pela Azul na alta temporada de verão, entre os meses de dezembro e fevereiro.
GOL
A partir de dezembro, a empresa irá operar voos diretos para Aruba, no Caribe, a partir do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
Sem ligação direta com o Brasil, a ilha terá três frequências semanais (segundas, quartas e sábados), a partir de 18 de dezembro, com voos de 3h30 saindo de São Paulo, às 15h30, e chegada, às 21h00 (horários locais).
Mais novidades das companhias aéreas
LATAM
Nesta semana, a empresa anunciou sua 8ª rota para o Chile, saindo de uma cidade brasileira.
A partir de 30 de novembro, a LATAM passa a operar o voo direto entre Fortaleza, no Ceará, e Santigo, capital chilena. A rota será oferecida uma vez por semana, em aeronaves Airbus A320neo com capacidade para até 174 passageiros.
O voo de cerca de 6h30 de duração, de Fortaleza para Santiago, será operado aos sábados, às 14h45, e o de retorno aos domingos, às 6h50 (horários locais).
SKY e AIR FRANCE
A chilena SKY anunciou, recentemente, a rota entre o Rio de Janeiro e Montevidéu, capital do Uruguai, cujo voo de três horas terá quatro frequências semanais e entrará em operação a partir de 16 de dezembro deste ano.
A capital fluminense ganhou também novas opções de voos para a Europa, como os da Air France, que aumentará sua operação no Brasil, passando a contar com dez voos semanais entre o Rio de Janeiro e Paris.
Os novos voos, frente aos atuais sete, começarão a ser operados, entre 9 de dezembro de 2024 e 8 de março de 2025.
As novas opções saindo do Rio de Janeiro serão operadas às segundas, quartas e sábados. Assim, nesses dias, a companhia terá dois voos na capital fluminense, aumentando o número de assentos em cerca de 42%.
O AF409 partirá do Rio às 23h, com pouso previsto às 14h10. Na volta, o AF402 tem decolagem às 13h10 e pouso programado em Guarulhos (GRU), às 20h40 (horários locais).