Confira imagens da exposição de motos no Farol Santander, em São Paulo
A exposição segue em cartaz até março [...]
Desde o final do ano passado, o Farol Santander, no centro histórico de São Paulo, abriga a exposição 'Duas Rodas e Uma Nação', uma viagem no tempo por meio de mais de 50 motos.
A mostra está em cartaz nos andares 19º e 20º, e no hall do centro cultural, em ambientes que abrangem mais de 120 anos da história desse meio de transporte, do surgimento da motocicleta e das competições no país até a atualidade.
"O brasileiro é um povo afeiçoado às duas rodas e faltava uma mostra dessa magnitude no Brasil. Afinal, temos um grande mercado consumidor, pessoas que carregam muita história em suas motos, relatos que poderiam ser compartilhados e registrados para as futuras gerações", descreve o curador Carlãozinho Coachman, em nota enviada ao Viagem em Pauta.
O acervo traz peças de coleções familiares, fatos históricos e principalmente de pessoas.
Os visitantes terão ainda a oportunidade de interagir com recursos multimídia e núcleos imersivos e sensoriais, como as instalações que simulam a partida de uma motocicleta e uma experiência única com vista de dentro de um motor em funcionamento.
"A mostra traz para o Farol Santander a visão cultural sobre essa atitude de liberdade que as motos oferecem aos seus apaixonados usuários. Ao nos aprofundarmos sobre a história da motocicleta, nos deparamos com fatos pouco conhecidos como, por exemplo, a criação, em 1895, na Alemanha, da primeira motocicleta do mundo", comenta Maitê Leite, Vice-presidente Executiva Institucional Santander.
Uma viagem de moto pela história
destaques do 20º andar
Capacetes inusitados são alguns dos objetos expostos, como uma touca de algodão do início do século XX e um gorro em pelo com óculos de cristal, usados em tempos em que não havia legislação nem normas para seu uso.
O andar abriga também motocicletas europeias como Royal Enfield Origen (1901), Alcyon (1908), Triumph P (1928), BMW R 16 (1930), Norton M 30 (1936), Norton Manx (1950), Matchless G80 (1948) e Monark Jawa (1957).
Outro destaque são as motonetas, como os modelos Lambretta e Vespa M40, e uma atração imersiva com projeção 360º e simulação de partida de uma motocicleta.
Exposição de motos
O paraíso da competição e um mercado em transformação
destaques do 19º andar
Dizem que a primeira corrida do gênero aconteceu assim que a segunda moto foi criada.
Por isso, essa seção da exposição é dedicada ao tema, onde o público pode ver motores de 2T e 4T, a combustão ou em uma moto mais "futurística" dotada de motor elétrico, além de modelos on e off road, dos tempos em que a velocidade máxima de algumas delas é facilmente atingida apenas na primeira marcha dos modelos atuais.
Entre elas, estão as Yamaha TZ 350 (1976) - Adu Celso, TZ 750 - Edmar Ferreira, TZ 250 Daytona, TZ 350 — Lucilio Baumer; Yamaha MX 250 - Nivanor Bernardi e a Yamaha YZF 450 Rally Sertões (2022) - Moara Sacilotti.
A exposição traz o macacão utilizado pelo piloto Alex Barros ainda criança (1978), o troféu Netinho Daytona (1983), placas da primeira participação e primeira vitória brasileiras no Dakar, respectivamente em 1988 e 1991, entre outras peças.
Tem também uma obra que representa o funcionamento interno de um motor, incluindo sons e vibração, uma experiência sensorial única para os visitantes interagirem.
SAIBA MAIS
Exposição 'Duas Rodas e Uma Nação'
Até o dia 9 de março de 2025 (de terça a domingo, das 9h às 20h).
Farol Santander (Rua João Brícola, 24 - Centro - Sãao Paulo/SP - estação São Bento do Metrô). Tel.: (11) 3553-5627.
Ingressos: R$ 45 (R$ 22,50 meia-entrada).
Classificação: livre.