Conheça 8 templos de futebol em cidades ao redor do mundo
Na lista, estão palcos de partidas históricas, como o estádio onde foi disputado o primeiro jogo entre seleções
Já imaginou visitar o lugar onde foi disputada a primeira partida entre seleções de futebol? Ou quem sabe fazer um passeio pelo estádio em que Pelé e Maradona escreveram os maiores capítulos de suas trajetórias profissionais? Se você é um amante do futebol, confira a seguir oito atrações ao redor do mundo que carregam algumas das mais importantes histórias deste esporte.
Yokohama Stadium (Japão)
Qual outro estádio no mundo foi palco de quatro títulos mundiais conquistados pelo Brasil? Se você não é são-paulino, para ter vibrado com o gol de Mineiro; corintiano, para ter celebrado o gol de Guerrero, ou torcedor do Inter, para ter comemorado o gol de Adriano Gabiru, certamente se emocionou com os dois gols de Ronaldo que trouxeram o pentacampeonato ao país. Por isso, a visita ao Yokohama Stadium é repleta de significado para o brasileiro que ama futebol.
Kia Oval (Inglaterra)
Assistir a um jogo entre clubes é divertido, mas não há como negar que uma partida entre seleções tem sempre um charme à parte. Esta ideia de reunir 22 atletas em campo para representar seus países nasceu em 1870, no The Oval, estádio que hoje recebe apenas partidas de críquete. Na época, Inglaterra e Escócia fizeram a primeira partida entre seleções da história, e o jogo terminou empatado em 1 a 1.
Estádio Azteca (México)
Qual outro estádio do mundo presenciou dois gênios do futebol em seus momentos mais marcantes? Foi sobre este gramado que, na Copa de 1970, Pelé e uma legião de craques do quilate de Rivelino, Tostão, Carlos Alberto, Gérson e Jairzinho conquistaram o título mundial. Já em 1986, Maradona conduziu, praticamente sozinho, a seleção argentina ao bicampeonato. No meio do caminho, ele ainda teve tempo para fazer um gol antológico, driblando meio time da Inglaterra, e usou a malandragem para fazer outro com a ajuda das mãos.
Maracanã (Brasil)
Construído para ser a principal sede da Copa do Mundo de 1950, o Maracanã virou cenário de um grande trauma logo de cara, com a conquista do título mundial pelo Uruguai. Com o tempo, porém, o estádio testemunhou muitos momentos de festa, como o milésimo gol de Pelé, o título mundial conquistado pelo Santos sobre o Milan, em 1963, o mundial de 2000 vencido pelo Corinthians e a final da Copa das Confederações de 2013, que terminou com goleada de 3 a 0 do Brasil sobre a Espanha. O estádio recebeu também a final da Copa do Mundo de 2014, vencida pela Alemanha.
La Bombonera (Argentina)
O estádio que aterroriza todos os adversários do Boca Juniors abriga um museu que conta a história de uma das equipes mais vitoriosas do mundo. Localizado no bairro operário de La Boca, o espaço tem uma relação de todos os jogadores que já atuaram pelo clube, uma galeria de troféus que inclui seis Libertadores e três Mundiais de Clubes e um mural inteiramente dedicado a Diego Maradona.
Camp Nou (Espanha)
Fazer um tour pelo Camp Nou é programa praticamente obrigatório para quem visita a cidade de Barcelona. Ao longo do passeio, você passa pela sala de troféus - onde são exibidas as incontáveis conquistas do clube -, pelas dependências do estádio, como vestiário do time visitante, gramado, arquibancadas e cabine de imprensa, e por uma zona multimídia que conta a história do time catalão.
Estádio Centenário (Uruguai)
A cada quatro anos, o mundo para em função da Copa do Mundo. E toda esta tradição teve início em 1930, quando foi disputada a primeira edição da competição. Palco da final da Copa do Mundo inaugural, vencida pelo próprio Uruguai, o estádio preserva intacto o centro do gramado, que recebeu o pontapé inicial desta partida. O local também abriga o Museu do Futebol, onde é possível ver bandeiras, troféus, fotos e painéis que contam a história do esporte.
Pacaembu (Brasil)
Inaugurado em 1940, o Estádio do Pacaembu ficou um pouco de lado desde 2014, quando foi inaugurada a Arena Corinthians. Ao longo de mais de sete décadas, porém, ele abrigou importantes festas, como as conquistas de Santos e Corinthians nas Libertadores de 2011 e 2012, respectivamente. No local também há o Museu do Futebol, que conta a história do esporte no Brasil por meio de imagens, vídeos e recursos interativos.