Conheça o hotel nas Portas do Inferno, na África
O hotel fica em um dos lugares mais inóspitos do planeta [...]
Na Namíbia, o cenário do lado de fora parece fruto de alucinação e a mente custa entender a combinação de imagens que se veem diante dos olhos.
De norte a sul, esse país africano voltado para o oceano Atlântico é dono de um território capaz de fazer até o mais experiente dos viajantes esfregar os olhos diante de paisagens desérticas e savana lotada de animais.
A Costa do Esqueleto, a cerca de 485 km da capital Windhoek, é uma delas.
É ali que fica o Shipwreck Lodge, hotel aberto em 2018 com 10 opções de cabanas de madeira em forma de navios naufragados, cujo design é inspirado na geografia exterior.
Tão perto dessa árida região na costa noroeste do país, os quartos guardam um ambiente aconchegante com lareira e móveis feitos à mão por artistas locais que, de longe, lembra que estamos em um dos destinos mais inóspitos do planeta.
Mas já que chegamos até aqui, é hora de explorar o mundo ao redor, cujas diárias com tudo incluído oferecem também atividades como almoço privativo no deserto, sandboard e passeios de quadriciclo.
Camufladas em meio às dunas, essas unidades ficam na região do Parque Nacional da Costa dos Esqueletos, conhecido pelas ondas agitadas e clima traiçoeiro. Não é à toa que, historicamente, navegadores também chamavam a região de 'As Portas do Inferno', de onde tripulações sobreviventes de navios naufragados se viam impossibilitadas de sobreviver.
Esse destino surreal recebe esse nome pouco convidativo desde a época da indústria baleeira que funcionava no local, responsável pelos ossos de focas e baleias deixados ali, e pelas carcaças de navios que naufragaram nessa região que já foi chamada por navegadores portugueses de Portões do Inferno, devido ao mal humor daquelas águas.
Como é fazer turismo na Namíbia
Longe da lista dos destinos internacionais procurados por brasileiros, a Namíbia é uma das experiências mais impactantes do sul da África.
Localizado entre a Angola e a África do Sul, o país está na lista dos países mais seguros do mundo, de acordo com o IEP (Institute for Economics & Peace). De um total de 163 nações avaliadas, a Namíbia aparece na 56ª posição, a frente do Chile, Grécia e França.
Antiga colônia alemã até o fim da Primeira Guerra Mundial e, mais tarde, administrada pela África do Sul, a Namíbia pode não ter a mesma fama turística da vizinha. Mas esse país discreto com vistas para o oceano Atlântico tem experiências turísticas únicas, como imensas áreas verdes com 100 diferentes espécies de animais.
Um dos destinos mais famosos por ali são as montanhas arenosas de Sossusvlei, no Deserto do Namibe, uma área de dois mil quilômetros que se estende da Angola até a África do Sul, considerada a mais antiga do mundo.
Essa região árida abriga as dunas mais altas do planeta, a 325 metros sobre o nível do mar, como a Duna 45, cujo nome é uma referência ao quilômetro 45 da estrada em que se encontra. Com 170 metros de altura e formada, há cinco milhões de anos, a atração se encontra no Namib-Naukluft Park e pode ser, facilmente, explorada a pé até seu topo.
A dois quilômetros dali, vida e morte se exibem nas florestas petrificadas do Dead Pan que repousam sobre o solo amarelado de argila, onde árvores foram surpreendidas pelo mar de areia trazido por correntes do Atlântico, a 60 km dali, transformando a região em um impressionante deserto de acácias.
Por isso, caminhar entre aqueles troncos cenográficos que parecem tão vivos como há mil anos é uma das atividades mais impactantes de toda a viagem pela Namíbia.
SERVIÇO
Shipwreck Lodge
O hotel é uma das opções de hospedagem do portfólio do selo Journeys Namibia, especializado em hotéis boutique da Namíbia, em áreas remotas e de beleza cênica única.
As diárias por pessoa custam a partir de NAD 15,345 (R$ 4.083, aproximadamente) e incluem hospedagem, todas as refeições e bebidas, e transfers de/para Mowe Bay, onde fica a pista de pouso local, a 45 km do lodge. SAIBA MAIS