Conheça o instrumento que toca música com as ondas do mar, na Croácia
O 'Órgão do Mar' fica a 280 km de Zagreb, capital desse país nos Bálcãs [...]
Famosa por suas 24 ilhas e cerca de 300 ilhotas e rochedos, Zadar, na Croácia, ficou famosa, mundialmente, por um instrumento que toca música experimental, a partir das ondas do mar.
A 280 quilômetros de distância de Zagreb, capital croata, esse destino de três mil anos de história e arquitetura medieval surpreende pelo moderno 'Órgão do Mar' (Morske orgulje, em língua croata).
A instalação é uma criação do arquiteto croata Nikola Bašić e produz um som de acordo com o movimento das águas do mar, em canos instalados sob a escadaria de mármore do calçadão dessa cidade, às margens do Mar Adriático.
VEJA VÍDEO
O 'Órgão do Mar' fica ao lado de outra atração moderna de Zadar, o 'Greeting to the Sun' (Pozdrav suncu, em croata).
A instalação é formada por 300 placas de vidro sobre módulos solares fotovoltaicos que captam a energia do Sol, ao longo do dia, e a transforma em eletricidade que irá acender as luzes do atrativo durante a noite.
A obra, que também é de autoria de Bašić, simboliza a comunicação com a natureza.
Os finais de tarde de Zadar são concorridos e o cineasta Alfred Hitchcock até classificou o pôr do sol local como o mais bonito do mundo.
Croácia
Mas isso não é tudo nesse país fascinante, entre a Eslovênia e a Bósnia, nos Bálcãs.
No Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, para onde se olha, tem uma cachoeira.
Declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Nacionalni park Plitvička jezera, nome original em língua croata, é o primeiro e o maior parque nacional desse país do Leste Europeu.
É como caminhar sobre um imenso tapete verde recortado por degraus naturais por onde escorrem cachoeiras de todos os tamanhos. Parecem uma só, divididas em línguas d'água, mas são dezenas delas, caindo no rio Korana, em diferentes níveis.
O local é conhecido pela sequência de 16 lagos conectados por cachoeiras, em que o visitante caminha sobre passarelas de madeira que cruzam lagos, faz passeio em trenzinhos a diferentes níveis do parque e pode tomar pequenas embarcações que fazem deslocamentos breves entre uma margem e outra.
O destaque é a Veliki Slap ('Grande Cachoeira', em português), uma queda de 78 metros de altura, considerada a maior da Croácia.