Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Cachoeira ou praia? Escala em Ilhabela contempla as duas

Capital Nacional da Vela é conhecida por suas belezas naturais e paisagens de tirar o fôlego

Compartilhar
Exibir comentários
A praia do Curral é uma das visitadas em excursões
A praia do Curral é uma das visitadas em excursões
Foto: Prefeitura de Ilhabela/Divulgação

Mar azul de águas límpidas, vento gostoso soprando sempre, 42 praias e mais de 360 cachoeiras para conhecer. Essa é a combinação que provavelmente colocou Ilhabela de novo na rota dos cruzeiros da temporada brasileira 2014/2015. 

Por conta da posição geográfica, os ventos são constantes no canal de São Sebastião que separa a ilha do continente, os esportes náuticos como vela, kitesurf e windsurf são populares na região, fazendo jus ao título de Capital Nacional da Vela.

Em uma escala em Ilhabela, o turista terá a difícil tarefa de escolher entre desbravar a Mata Atlântica e explorar as praias da região. Para os indecisos, existe como combinar as duas opções. Independentemente da decisão, o contato com a natureza será o ponto alto do passeio. As excursões oferecidas aos hóspedes dos navios em escala têm duração entre 3h e 4h e podem ser reservadas antecipadamente ou dentro do navio.

De Copacabana ao Prata: veja 9 cruzeiros de Réveillon

Envie sua foto em um cruzeiro para ser publicada no Terra

Entre as propostas há um roteiro a bela praia Jabaquara. O passeio tem duração de 4 horas e é feito de escuna e jipe. Na escuna, os hóspedes embarcam ao descerem do cruzeiro e seguem para uma volta em torno do navio para fotos. No caminho, a embarcação passa em frente ao Yacht Club de Ilhabela e as praias do Barreiro, Viana e Pedra do Sino, conhecida pelas pedras que soam como sinos de igrejas. O trajeto inclui ainda o Farol da Ponta das Canas antes do desembarque em Jabaquara. Com duas horas para explorar o local, o turista decide se quer simplesmente curtir a praia ou encarar uma caminhada para experimentar as águas geladas de uma cachoeira. No percurso de jipe, a excursão leva ao mirante dos Barreiros, com pausa para fotos, e à Pedra do Sino e ao Farol da Ponta das Canas. No retorno, os dois grupos invertem o meio de transporte. Há também passeios exclusivos de escuna para Jabaquara.

A praia do Curral é o destino de uma aventura de jipe com 3 horas e meia de duração. A bordo dos veículos 4x4, a excursão segue para o sul da ilha e faz paradas no caminho para apreciar a paisagem. O Curral é uma das praias mais badaladas da região, com bons bares e restaurantes. A excursão também visita o Parque Estadual de Ilhabela, onde ficam as cachoeiras da Água Branca e a Mata Atlântica. 

Outra excursão de jipe para a praia do Curral vai até a Cachoeira dos Três Tombos, uma entre as mais de 360 da ilha. Como o nome já diz, ela tem três cascatas, uma delas com mais de 20 metros de queda d’água. Há também opções de transfer sem guias para a praia do Curral.

Para quem quer conhecer a parte histórica da ilha, a opção é o tour panorâmico em vans. Na rota de 3 horas e meia, além das praias famosas, os turistas conhecerão a Igreja Matriz da cidade, a Casa da Princesa, o Parque Estadual e o Museu da Hidrelétrica.

Passeio exclusivo

Se você prima pela exclusividade pode fazer o passeio em lancha privativa. A excursão para até oito pessoas permite aos passageiros escolher o itinerário, que pode incluir o norte da ilha, onde ficam as praias mais primitivas como a da Fome e a de Jabaquara, ou em direção ao sul, para praias mais badaladas como Curral, Ilha das Cabras e Feiticeira. Os roteiros têm até três paradas nas praias escolhidas.

Fonte: Canarinho Press
Compartilhar
Seu Terra