Conheça a badalada rota Rio-Santos dos cruzeiros
Com opções como Ilhabela e Ubatuba, no litoral paulista, e Búzios e a própria capital do Rio de Janeiro no roteiro, a rota Rio-Santos de cruzeiros marítimos é uma das mais badaladas do país.
Esse trecho concentra a maior parte da oferta dos mini cruzeiros, como são chamadas as viagens com duração entre três e cinco noites. A rota de três noites pode ser feita, por exemplo, em um feriado prolongado ao longo da temporada 2012-2013, que começa em novembro e se estende até abril.
Os portos de Santos e do Rio de Janeiro são ainda os pontos de partida, destino ou de parada da maior parte dos cruzeiros mais longos que seguem para o Nordeste ou na direção contrária, rumo aos vizinhos do Mercosul, como Uruguai e Argentina.
As programações de escalas e partidas mudam de uma companhia para outra, mas em geral os mini cruzeiros combinam rotas nas seguintes cidades: em Búzios, Angra dos Reis (Ilha Grande) e Mangaratiba (na ilha de Jaguanum), ambas no estado do Rio. Ilhabela e Ubatuba, no litoral paulista, fecham o circuito dos passeios mais curtos. A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos, também está inserida em alguns roteiros, porém nos mais longos, de no mínimo sete noites.
O presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Antonio Azevedo, atribui o domínio do mercado pela região Sudeste aos atrativos naturais somados aos fortes investimentos estruturais feitos nesses dois terminais portuários (Rio de Janeiro e Santos). “Esses portos se prepararam para receber navios de cruzeiros. Isso faz também com que ambos tenham um grande fluxo de turistas”, justifica Azevedo.
Para se ter uma ideia da importância dessa rota, das 280 viagens de navio que passarão pelo litoral brasileiro na temporada 2012/2013 de cruzeiros marítimos, quase metade fará escala no porto do Rio de Janeiro.
Os cruzeiros menores são ideais para quem quer viajar e relaxar, mas tem pouco tempo disponível. As cinco companhias que atuarão no país nesta temporada, a Costa Cruzeiros, a Ibero Cruzeiros, a MSC Cruzeiros, a Pullmantur e a Royal Caribbean, oferecem esses trajetos.
Edi Guerreiro, gerente Comercial da MSC Cruzeiros, explica que existe uma grande demanda no Brasil por roteiros de curta duração. Segundo ele, quem procura essas opções não pode se afastar do trabalho por muito tempo, mas faz questão de viver bons momentos em um período de descanso inesquecível, com uma infraestrutura completa e repleta de diversão, que só um navio de porte internacional pode proporcionar.
Os minis de três noites podem ser feitos de sexta a segunda, o que praticamente faz com que o cruzeirista não perca nenhum dia de trabalho (ele sai mais cedo na sexta e entra um pouco mais tarde na segunda).
Esse formato de viagem a bordo de cruzeiro põe fim a ideia de que falta de tempo é um entrave para viajar. Embarque, mesmo que por poucos dias.
Exemplo de roteiro:
Splendour of the Seas
Embarque 5/4 (sexta) - Santos (saída às 18h)
6/4 (sábado) - Búzios
7/4 (domingo) - Navegando
Desembarque - 8/4 (segunda) - Santos (chegada às 7h)